Profecia auto-realizável


       Já ouviu falar de profecias auto-realizáveis? Se a resposta for não, saiba que esse fenômeno social ocorre freqüentemente em nossas vidas. Profecia é um prognóstico, uma previsão do que ocorrerá. 
   Profecia auto realizável é quando uma previsão falsa resulta em um evento real devido ao simples fato de as pessoas acreditarem que ela realmente ocorreria. O sociólogo Robert K. Merton define em seu livro Social Theory and Social Structure: "A profecia auto-realizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira".
         Por exemplo, imagine que alguém diga que o banco X vai falir. A principio, isso é mentira e não iria ocorrer, o banco não estava com problemas. Então, as pessoas, preocupadas, começam a retirar seu dinheiro do banco. Bem, como o banco não pode pagar a todos e nem iniciar novos negócios (pois falta recursos), acaba declarando falência. As pessoa dirão que a previsão foi verdadeira. Ela não era até que acreditaram e ,devido a suas ações, fizeram com que ela realmente ocorresse.
         Imagine agora outra situação. Há um estudante o qual seus pais e amigos por alguma razão começam a dizer que ele não conseguirá concluir o ano na escola por ser incapaz ou rebelde. Mas isso não é verdade. Bem, se ele acreditar nisso, então provavelmente vai se desanimar. 
        Não vai querer estudar mais. Talvez se revolte até com os professores e a escola. No final, o resultado é que ele não passará de ano. De fato, ele mesmo concretizou uma "profecia" que era falsa, parecendo no final que era verdadeira, que realmente se cumpriu.
       Infelizmente, vemos muitos casos desse fenômeno nas escolas, instituições, empresas e nas próprias famílias. Como foi possível observar pelos exemplos, uma mentira pode acabar virando verdade devido ao simples fato de acreditar nelas, podendo mudar até a economia de um país inteiro!
          Então, cuidado sempre com quem andamos ou como as informações externas [e internas também] nos influenciam! Também ter cuidado com o que falamos com os outros! Fica a dica.


Alexandre Valério Ferreira



              

Comentários

Veja também