Animal de Carga

Jumento. Fonte: Autor.
   Hoje, parecia um dia normal. Felizmente, começou bem, pois choveu. Faziam dias que não caia uma gota d'água sequer. Logo, o sol torna a aparecer por detrás das nuvens. O clima estava ótimo. Aproveito e vou caminhar. Afinal, todos nós precisamos nos exercitar. Vida sedentária reduz nosso rendimento no trabalho e nossa saúde.
    Há próximo de casa uma praça bem arborizada. É um excelente local para se exercitar. Caminhar é bom, relaxante. Se você estiver cansado, desanimado ou com preguiça, tome atitude e vá andar! Se estiver estressado ou tiver discutido em casa, saia um pouco, caminhe um pouco e verá que depois do exercício, vocês estará bem mais calmo. Eu estou caminhando porque estou sedentário e fora de forma.
    No final do exercício, após ter dado algumas voltas na praça, noto uma criatura engraçada. Era um jumento, um não, dois. A mãe e seu filhote. Não resisti e parei para olhar. É que o filhotinho era recém-nascido, pois pelo que notei, ainda estava aprendendo a andar. 
    Suas patinhas finas mal se dobravam, os passos eram curtos e desengonçados. Era realmente muito engraçado e bonito. E a mãe o tempo inteiro resguardando sua cria, no meio da praça, no meio dos humanos, no meio de uma selva de pedra.
   Já notou que o termo "jumento" parece ser um termo pejorativo? Esse nome é carregado de más qualidades: tolo, ignorante, estúpido, teimoso. Sinceramente, você consegue ver alguma associação entre este animal e a ignorância? O que tem haver? 
   Afinal, o jumento é um animal que, apesar do pequeno porte, tem muita força e pode realizar os mais diversos serviços (muitas pessoas não são assim). Foram um dos primeiros animais domesticados pelo homem. É mais resistente e adaptável que o cavalo.
   Esse conceito de que jumentos são teimosos e tolos é errôneo. Na verdade, são animais muito inteligentes (a porcentagem de sapiência entre eles é maior do que a entre a gente...). O que as pessoas chamam de teimosia, na verdade é senso de perigo e sobrevivência. O jumento não obedece cegamente o seu dono (diferentemente de muitas pessoas...), é necessário ser mais inteligentes que eles para conseguir utilizá-los (ah! por isso é comum o povo reclamar que é difícil ele obedecer! está explicado).
    Quando ele não obedece, não é incompetência e desobediência do animal, mas ignorância do seu domador. Apesar de menor porte e velocidade que os cavalos, eles são muito mais resistentes e pacientes, sendo capazes de suportar longas viagens e transportar carga pesada. De fato, jumento não deveria ser um termo referente a pessoas tolas e estúpidas. Não existe nenhuma relação de uma coisa com a outra.
    Infelizmente, costumamos vê-los andando pelas ruas das cidades, sobrevivendo de lixo e da pouca grama que cresce em alguns locais. Antes, eram considerados extremamente úteis, mas, com a urbanização e o maior acesso a veículos motorizados, os jumentos tem sido descartados como um objeto qualquer. É uma situação muito triste.  Ao ver esse animal hoje, fiquei a pensar sobre qual nome é realmente relacionado com ignorância e teimosia: "jumento" ou "homem"?



Alexandre Valério Ferreira



Comentários

  1. muito booommm,gosteiii alexandre,es um otimo escritor!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Alexandre, caminhe mais vezes!!! Excelente texto!! Um dos meus preferidos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk É mesmo! Eu estava sem inspiração esses dias...mas, ontem foi engraçado, achei muito bonita aquela cena do jumento e seu filhotinho. Pena que eu não tinha uma câmera na ocasião.
      Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também