O casulo da borboleta

Imagem: https://tionitroblog.files.wordpress.com/2016/03/cocoon-2.png


  A borboleta é um animal especial. Ela e algumas poucas espécies sofrem um processo chamado de metamorfose. Ele envolve uma mudança da própria estrutura física do animal. É como se fossem duas espécies diferentes de animal. No caso da borboleta, ela deixa de ser larva, sua fase anterior. A conversão se dá durante o período que ela fica dentro de um casulo, que é uma espécie de "casa" temporária, que a protege durante esse interessante processo de mudança.
  Bem, conta-se que um dia, uma pessoa estava observado um desses casulos. Estava esperando a hora da bela borboleta se libertar e poder voar. O casulo, então, começou a se mexer. A borboleta queria sair. Mas, era difícil. Parecia que ela estava tendo dificuldades. "Será que estava fraca ou doente?", pensou o individuo que a observava. Será que ela precisa de ajuda?
  Compadecido da triste situação da borboleta que estava agora vindo ao mundo, ele utilizou uma tesoura e rascou o casulo. Assim, a borboleta conseguiu sair com facilidade. Estava livre, pensou ele. Para o dessabor do benevolente observador, a borboleta não voou. Ficou lá parada. Suas asas não se abriram. Alias, parecia mais com papel amassado e estava toda recolhida. Infelizmente, ela ficou assim e acabou morrendo.
  O que será que aconteceu? Porque ela morreu? Será que estava realmente doente? Não, ela estava bem. A culpa foi daquele observador que foi "auxiliar" essa criatura. Porque? Bem, quando a borboleta está pronta para eclodir do casulo, ela começa a fazer força para sair. Esse processo faz com que o animal contraia seu tórax e, dessa forma, jorre sangue para dentro de suas asas, dando-lhes força e forma. A aparente "ajuda" que aquele homem quis dar, na verdade foi um empecilho para o desenvolvimento da borboleta.
  Isso é engraçado, pois em nossas vidas isso também pode acontecer. Como assim? Muitos de nós gostamos de ajudar os outros, fazer um favor talvez. Entretanto, cometemos os erro de "ajudar demais". Não diria "ajudar", já que acabamos atrapalhando o desenvolvimento da pessoa. Como alguém faz isso? Pode ser um amigo que sempre esconde os problemas de outro, pais que fazem os deveres dos filhos ou que os livram das consequências de seus atos errados.
  Existem coisas que só aprendemos com a experiência. Temos de vivenciar para poder superar. É uma etapa necessária para o desenvolvimento da auto estima e auto confiança. Além disso, sempre proteger alguém da realidade e dos desafios é cruel, pois o deixa despreparado para problemas no futuro, nos quais não poderemos estar lá para ajudar. A questão não é abandonar a pessoa quando enfrenta desafios. Mas, é como diz um ditado: não dê peixe para alguém, mas ensine-o a pescar.



Alexandre Valério Ferreira



Referência:

[1] http://super.abril.com.br/mundo-animal/lagarta-leva-ano-virar-borboleta-488821.shtml



Comentários

  1. Bom dia. Gostaria de bordar um casulo e sua foto foi a que me tocou. Posso utilizá-la como base do meu bordado? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Achei legal gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Show de bola seus argumentos obrigado por compartilhar com agente suas dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também