Janela da rodoviária

Rodoviária. Foto:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj22qNqWo_bxonp7hklSFDC75b9cclzcck9J8mvDbw5P54rLzazCATnSPWMwjxQ7Rc0OYDuj3heSDsOGSnyiE4xmhv5GvpZN_sdvTzlfF5w6tbnL35UmwmI3SJP4thpzy85HMRkQOABCfCk/s1600/rodoviaria.jpg
  
Eu morava de frente a uma rodoviária. Era um apartamento simples. O meu ficava no terceiro andar. Tinha uma varanda e as janelas na direção das plataformas de embarque e desembarque do terminal rodoviário. Dessa forma, era inevitável eu não olhar para o movimento que sempre havia ali. Não importava o dia da semana, era sempre uma agitação.
  No começo, eu achei um pouco ruim. Senti que minha privacidade foi comprometida. Porém, com o tempo, aquilo virou uma terapia. Eu passava horas observando as pessoas na rodoviária. Era muito divertido. Bem melhor que ficar na internet ou vendo jogo na TV. Eu gostava de analisar as pessoas. Não, não sou psicólogo, nem psiquiatra. Mesmo assim, eu apreciava aqueles momentos.
  Imaginava para onde iam ou o que buscavam. São tantas pessoas viajando. Estariam se mudando? Porque fariam isso? Não gostavam mais de Fortaleza? Iriam para um local melhor? Seria mesmo um lugar melhor? Quem sabe estejam apenas a passear na casa de amigos ou de parentes. 
  Acho que esta é a razão da maioria estar indo para as rodoviárias. Mas, será que seriam bem recebidos? Voltariam mais felizes ou mais tristes? Eu já vi pessoas voltarem mais tristes. Alguns até choravam. Deve ser muito ruim alguém percorrer quilômetros em busca da dor... 
  Entretanto, acredito que a maioria voltavam mais felizes. Porque? Talvez porque viajar seja algo tão bom que anime a qualquer um. É um momento de reflexão, de reencontro e de diversão. Nada melhor do que rever pessoas queridas. Matar aquela saudade que tanto dói. 
 As crianças, especialmente, amam viajar. Elas amam novidades. Engraçado é perceber, mesmo que de longe, como elas são amigáveis. Num instante se forma uma turminha de crianças na rodoviária. Brincam de qualquer coisa. 
  São muito curiosas. Que será que conversam? Será que estão discutindo sobre como será a viagem ou para onde cada um vai? Não sei. O bom delas é que se preocupam apenas com isso, ao contrário dos pais, que tem que ficar na cola desses danados.
  Rodoviária é local das mais diversas pessoas. Um ambiente onde diversas vidas se cruzam, felizes ou não. Diversos rumos andam em paralelo por algumas horas. Diversas rotas seguem a mesma direção. Algumas destas, até contraditórias. Alguns vão para terminar um relacionamento, outros vão para começar. Alguns estão indo, enquanto que outros estão voltando. É a vida. E eu, estou aqui, olhando ela.




Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também