Livro Ambulante

Imagem: 1.bp.blogspot.com
  
Os livros são escrito por pessoas como nós. Neles são expressa ideias e conhecimentos, muito dos quais acumulados ao longo de muita pesquisa e análise. Estão escrito sonhos, desejos, alegrias ou tristezas. Às vezes, não são histórias reais, mas que nos ajudam a aprender lições importantes. Lendo um livro, podemos viajar, levar nosso pensamento para longe, bem longe.
  Os livros são escrito por pessoas e as pessoas são como livros. Cada pessoa é um livro, ambulante, singular. Assim como nos livros de verdade, estão armazenadas nelas muitas informações, sendo a grande maioria experiência de vida. E isso é algo que nenhum livro consegue expressar perfeitamente. Afinal, existem coisas que só vivendo para compreender plenamente.
  As pessoas podem ser lidas e compreendidas. Basta ter um pouco de paciência, pois a linguagem não costuma seguir um padrão. As vezes, parece não ter muita lógica. Geralmente é de difícil compreensão. Mas, não deixa de ser interessante. Ler as pessoas significa compreendê-las, analisá-las, estudá-las. Só que não é como se olhássemos para um rato de laboratório. É diferente. É muito mais interessante, pois ao entender os outros, podemos entender a nós mesmos!
  Nem todos os livros valem a penar ser lidos. Alguns são irrelevantes, contem informação inútil ou preconceituosa. As pessoas são do mesmo jeito. Nem todo mundo tem algo de bom a oferecer. Alguns valem a pena conhecermos, outros não. Entretanto, mesmo aqueles que não são um bom exemplo para nós, podem ser úteis. Como assim? Com eles podemos aprender as tristes consequências de más atitudes, como o caso daqueles que se entregaram aos vícios ou que não tiveram capacidade de manter boas amizades.
  Além disso, como qualquer livro, o aprendizado depende muito do leitor. Se a pessoa é preguiçosa, desligada ou não valoriza o aprendizado, nenhum livro presta, são todos inúteis. Por outro lado, aquele que ama "ler e aprender", poderá encontrar uma preciosidade de informações nas mais diversas obras, mesmo as mais entediantes. Da mesma forma, vai depender de nós, de como enxergamos os outros, aquilo que aprenderemos (ou "leremos") das outras pessoas a nosso redor. Você é o leitor. Você é quem escolhe.



Alexandre Valério Ferreira




Comentários

Veja também