Labirinto


LABIRINTO. IMAGEM: https://bainhadefitacrepe.files.wordpress.com/2008/04/labirinto.jpg


  Seu amigo está com problemas. Enquanto ele fala, você nota que ele sem se aperceber está fazendo "tempestade em copo d'água", ou seja, complicando. Assim, acaba por não enxergar a solução. Rapidamente damos a solução ou as indicações para ele sair daquela situação difícil. Nosso amigo agradece. Fica muito feliz. Alguns até dizem: "a resposta estava na ponta do nariz", ou seja, estava muito evidente, só não estava enxergando. Por outro lado, quando são nossos problemas, tudo parece mais complicado.
  Porque isso acontece? Bem, podemos lembrar dos labirintos. Labirintos são estruturas que testam nossa capacidade intelectual de saber tomar decisões. Dentro de um labirinto, é difícil saber o caminho certo. Às vezes, as decisões são completamente aleatórias. Portanto, se estamos dentro de um labirinto, parece que não há mais saídas. Andamos, andamos e andamos, mas nada de encontrar o fim. É desanimador.
  Para um observador localizado num ponto alto e podendo ver todo o labirinto, a solução pode parecer fácil. Talvez até veja a gente se afastando cada vez mais da saída. Pode até pensar: "está complicando, pois a saída está tão perto". Realmente, para alguém de fora, a solução é fácil e evidente.
  Assim é quando parece mais fácil resolver os problemas dos outros do que os nossos. Dentro do furacão, é bem mais difícil enxergar algo além dos problemas. Nós criamos labirintos em nossa mente. Complicando a situação, nos concentrado nos problemas e seus efeitos. Aí, nós esquecemos de procurar uma solução. Realmente, coisa fácil é resolver problema dos outros, quanto aos nossos...


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

  1. Verdade.Agente sempre sabe aconselhar os outros quanto a nós aconselhar...complicamos tudo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Por isso que as vezes é bom ter amigos ou pessoas mais velhos a quem possamos contar nossos problemas. A experiencia deles ou a visão de fora pode nos ajudar a enxergar melhor o problema.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Em geral, procuro a saída de duas formas: (1) olhando para dentro de si, pois há casos em que não existe labirinto e nós que tornamos o mundo algo parecido com um; (2) procurando outras visões através de amigos lúcidos, empáticos e positivos (não adianta procurar muita ajuda em quem não consegue se ajudar, pois essa pessoa pode ainda não ter nem conseguido resolver seus próprios problemas). Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também