Janela Toscana

Tuscan Window - Maria Gibbs. Foto: http://fineartamerica.com/featured/tuscan-window-maria-gibbs.html

De Alexandre Valério Ferreira



  Por incentivo de amigos, decidi aprender o idioma italiano. Não via ainda muito sentido. Afinal, era um país tão distante daqui. Quanta tolice da minha parte. Logo descobri que os tais dos italianos ocupam o mundo inteiro. Parece que todos os caminhos continuam levando à Roma.
  A medida que aprendia italiano, notava quantas palavras faziam parte da minha rotina. E quantos restaurantes e sorveterias com nome italiano encontrei por aqui? Muitas e muitas. Palavras como gusto, gelatto, cucina, degustare, ristorante, frattelo, capuccino, pizza, spaghetti, lasagna, mafia, tutti-frutti, etc. 
  Quando comecei a notar com mais cuidado em Fortaleza, notei a grande presença italiana. Muitos restaurantes e pizzarias de cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho. Até mesmo lojas mecânicas ou de venda de carros relacionada com marcas italianas, como Ferrari e Fiat.
  Falando na Fiat, não sabia que era italiana. Não é para menos que seus carros possuam nomes de lugares, tais como Siena ou Palio. Até mesmo envolvem números, como o UNO (um, em italiano). Existe companhias telefônicas italianas no País também.
  Trabalhei para italianos. Vejo italianos nas praias com muita frequência. E até mesmo nos bairros das periferias é possível conhecer italianos ou seus descendentes (em geral, resultado de migrações ou miscigenação).
  Descobri também a enorme quantidade de palavras italianas que foram aportuguesadas (veja a lista completa). Exemplos:  

ária (aria);
assassino (assassino);
biscoito (biscotto);
bisonho (bisogno), 
cena (scena), 
gazeta (gazzetta), 
lasanha (lasagna), 
mortadela (mortadella),  
sarrabulho (quazzabuglio),  
tarântula (tarantola),  
Tchau (ciao)
trio (trio),  
tutifrúti (tutti-frutti)

  Entre as principais associações que se faz com os italianos é a pizza. A culinária italiana é conhecida internacionalmente, em especial devido às massas. Mas, o sorvete também foi um aprimoramento italiano. Sem contar diversos tipos de combinações de café. Todos estes presentes na nossa vida rotineira. Tudo da Itália!
Se bem que em alguns lugares aparecem coisas um tanto estranhas. Visitando Itapipoca, tive a surpresa de me deparar com esse exótico restaurante: FRATELLOS SUSHI BAR. Para quem não conhece italiano, fratello significa irmão. O seu plural deveria ser fratelli, não fratellos (talvez tenham feito isso para agradar nosso idioma, não sei). Além disso, não entendi bem a associação que se fez de um termo italiano a comida japonesa. De qualquer forma, parece que faz sucesso por lá. Visite eles!

Fratellos Sushi Bar, Itapipoca, Ceará. 

  Ah! E se eu ainda falasse dos escritores italianos, como Maquiavel, Dante ou Ítalo Calvino, ai não terminaríamos mais nesta página. Sem contar grandes pintores, como Leonardo da Vince e Michelângelo. 
  E os cantores? Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli ("Por ti volare", conhece não é?), Laura Pausine (essa ficou muito famosa no Brasil). E quem não se lembra do filme "A vida é bela" ("La vita è bella"), com o famoso ator italiano Roberto Benigni.
  E não é apenas aqui. A Ítalia está presente de forma positiva ou negativa em diversos lugares do mundo. Alguns reclamam dos italianos por falarem muito alto e se gesticularem demais. Em outros aspectos, eles parecem mai com um Brasil na Europa. De todas as formas, ganha-se muito conhecendo essa rica cultura a qual, querendo ou não, está presente em todos os cantos do mundo.


Comentários

Veja também