O Achismo

Foto: http://www.synesioneto.com.br/wp-content/uploads/2012/08/opiniao-nao-interessa1.jpg

De Alexandre Valério Ferreira


____________________________________________________

Achismo: 

Def.: Teorização fundada no subjetivismo do 'eu acho que' 

(aplicável a qualquer campo teórico); achadismo.

__________________________________________________


  O achismo é um grande problema social. Presente em todas as classes sociais, nas universidades, em praticamente todos os países e épocas, esse processo teórico criou os mais diversos conflitos e ocasionou as mais diversas tolices na história da humanidade. 
  Como a definição acima já diz, o achismo é uma forma de explicar acontecimentos. Porém, diferentemente da metodologia científica ou do raciocínio lógico, quem pratica esse método utiliza como base apenas opiniões pessoais. 
  Os achistas procuram explicar tudo e todos com seus conceitos pessoais. "Eu acho que...", "Por que fazer isso? Por que eu acho assim", "Eu acho que fulano de tal seja...", "Eu acho bom desse jeito", "Sicrano é assim porque eu acho que...", "Eu acho que aquilo aconteceu porque..." E por ai vai.
  Podemos encontrar pessoas achistas em muitas áreas. Políticos definem propostas com base no achismo. Acadêmicos podem pesquisar algo com base e fundamentação apenas no "acho que". Alguns tomam decisões técnicas (até mesmo envolvendo situações de risco) apenas por achar que pode dar certo. 
  Por exemplo, alguém pode atravessar uma estrutura de madeira instável por simplesmente achar que não tem riscos. Outro, pode deixar de usar capacete de proteção em uma obra pela razão de que acha que não vai acontecer nada. Já alguém talvez não conserte um problema no carro, pois acha que não vai acontecer nada. Um gerente pode selecionar algum método de trabalho simplesmente porque acha que dá certo.
  Em todos os casos, a falta de argumentos e bases sólidas são compensadas por um único termo: "eu acho que". E, deste termo, desencadeia diversas ações. Alguns podem ser terríveis, como preconceitos e intolerância religiosa. Outras vezes, como no caso do capacete na obra, pode resultar em acidente ou até mesmo fatalidades.
  Cuidado, então, para não se tornar um defensor do achismo. Talvez você não esteja se apercebendo, mas você pode ser um achista. Para tirar as dúvidas, analise a forma como você toma decisões importantes. Verifique a si mesmo se procura por fatos ou se acomoda ao "acho que".
  Sim, o achismo é um grande erro! Primeiro, é irrealista. Por quê? Porque não se baseia em fatos, ou seja, as decisões são tomadas no escuro, por assim dizer. Podemos dizer que o achismo é um "chute", um "tiro no escuro", mas com uma ideologia de verdade fundamentada.
  Segundo, não somos perfeitos. Quando nos baseamos apenas no que achamos no momento, corremos o risco de nos enganar. Em decisões mais sérias, principalmente aquelas que envolvem risco de vida, é essencial tomar atitudes com base bem fundamentada. Ser prudente, precavido e conservador pode ser útil em algumas situações do cotidiano ou do trabalho.
  Terceiro, é uma forma de preguiça. O achista não quer se dar ao trabalho de pesquisar sobre o assunto, calcular o custo ou analisar as consequências. Para ele, tudo isso é perda de tempo. Assim, encontra no achismo a solução para tudo no menor espaço de tempo. Não se apercebe, entretanto, dos riscos.
  Por isso, podemos dizer também que os achistas são irresponsáveis. Esse é o quarto erro. Os achistas agem na ignorância, ou seja, rejeitam os riscos evidentes e tomam decisões apenas em uma opinião superficial. As consequências podem ser desastrosas, não apenas para ele, mas para os que dependem dele também. 
  Você não pode dizer para o seu chefe: eu acho que essa ponte sustentará o caminhão de tal peso; eu acho que esse transformador não vai explodir; eu acho que não seremos roubados se fizermos assim; eu acho que ninguém vai dizer nada dessa expressão racista; etc. Percebeu? Não dá para apenas achar nesses tipos de situação.
  Quinto, ser achista gera conflitos. Não podemos ler a mente dos outros. Podemos apenas supor, mas sem nenhuma garantia de certeza. O problema é utilizar essas divagações como teorias comprovadas ou como fatos inegáveis. Não se esqueça: você achou isso nesse momento. Sua opinião pode mudar. Cuidado para não agir de forma que se arrependa depois.
  Sexto, o achismo gera intolerância. Com base no "eu acho que", alguns podem criar ideias preconceituosas acerca de outras pessoas devido suas crenças, formação cultural, nacionalidade, gênero ou cor da pele. "Eu acho que fulano não gosta disso porque é do lugar TAL". Que situação ridícula, não é verdade?
  Assim, não seja um praticante do achismo. Não use com base apenas sua opinião. Verifique. Pesquise. Procure um argumento lógico. Se você não sabe explicar algo, pode ser que você não esteja entendendo a situação. Não simplesmente ache, pense também. Faz bem!







Comentários

Veja também