Flor do Cerrado


De Alexandre Valério Ferreira



  Aquela planta de concreto nasceu em um solo fértil. Da mente do grande arquiteto brasileiro Oscar Niemayer, a Torre de TV Digital tomou forma. Entre desejos e aspirações por um futuro mais eletrônico, concretizou-se esse belo projeto num dos pontos mais altos do DF.
  Ela possui cerca de 170 metros de altura. Vista do Planalto Central, parece realmente uma flor brotando de um solo distante. Duas folhas nascem a sua direita e a sua esquerda. Cada uma, possui uma abóboda de vidro, usando a luz do sol para fotossintetizar arte e exuberância.
  Talvez eu esteja poetizando demais. Alguns podem criticar minha postura tão positiva para uma obra. Mas, não posso deixar de me admirar com a beleza desse monumento. Visitá-lo em 2013 foi um privilégio. A vista dele é maravilhosa. O ponto mais alto onde podemos ter acesso, a 120 metros de altura, permite uma belíssima visão de Brasília.
  Realmente, em vários sentidos, aquela obra é uma flor do cerrado. O título é interessante. Afinal, boa parte do País é ocupado por esse tipo de vegetação. Um bioma resistente ao fogo e à seca. Espero que sobreviva aos bois e à soja.



Comentários

Veja também