Uma janela ambulante


Janela de ônibus. Foto: Autor.
  

  O QUE seria uma janela ambulante?! Bem, isso vai depender de como você vai para o trabalho ou para um passeio. Pode ser a janela de um avião, de um trem, de um ônibus ou de um carro. Se lembramos que a Terra está girando ao redor do Sol a 108.000 km/h, então poderemos dizer que até mesmo a janela de uma casa está em movimento (e muito rápido, por sinal!). Todo mundo, portanto, já viu o que há "lá fora" por meio de uma janela em movimento.
  Já reparou como é bom pensar na vida olhando de uma janela? Quem não já ficou pensando sobre seu dia, sobre a família, amigos ou problemas enquanto olhava da janela de um ônibus? Parece que a janela atrai a reflexão e a análise. Esquecemo-nos de onde estamos e refletimos sobre "lá fora". "Lá fora" tem tantas coisas, tantas que as vezes esquecemos "daqui de dentro". "Daqui de dentro" costuma ser pouco interessante: ônibus lotado de gente se apertando, suor, estresse, cenário cinza  e frio. "Lá fora" tem as pessoas se movimentando, vivendo. O que será que estão pensando? Porque estão ali? Como deve ser a vida delas? Estariam felizes? Não sei. Então, imagino as respostas. É divertido. Deve ser por isso que vejo quase todo mundo olhando para as janelas no ônibus.
  É, as janelas ambulantes são legais. Gosto delas. Por meio delas, podemos nos inspirar, desenvolver uma ideia ou apenas desopilar, esquecer as preocupações por uns instantes. O diferencial dessas janelas em movimento está justamente no fato de estarem se deslocando. Assim, observamos o mundo dinâmico em pé de igualdade: se movimentando também.



Alexandre Valério Ferreira






Comentários

  1. Muito massa esse...minha cara,kkkkkkkkkkk' Por: Helsa Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Desde criança, sempre gostei de ir nas janelas de qualquer meio de transporte. É relaxante e, realmente, uma oportunidade para a reflexão. O transporte anda e o pensamento voa... e voa longe às vezes. Porém, nunca tinha parado para pensar nas possibilidades que uma janela pode oferecer. Seria esta uma das razões de eu preferir ser sempre um passageiro e nunca o motorista?
    Alexandre, o texto é excelente. Obrigado.

    Gil Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é muito bom viajar mundo afora ao olhar a vida por uma janela. Interessante seu questionamento. Quem sabe, né?
      Muito obrigado!

      Excluir
  3. Tenho lido todas as postagens deste blog, e diante de tudo que li, me lembrei de uns versos da poesia "O livro e a América" de Castro Alves, onde este diz:
    "Oh! Bendito o que semeia
    Livros... livros à mão cheia...
    E manda o povo pensar!"
    É incrível como essa afirmação pode ser notada e comprovada lendo seus textos, pois ler assuntos interessantes e bem escritos, nos faz refletir, raciocinar, pensar e enxergar!
    Meu Parabéns!
    Ruth França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow! Excelente comentário!!!
      Muito obrigado por estar lendo. Fico muito feliz por ter gostado! Espero continuar textos que possam agradá-la!
      Abraços!

      Excluir
  4. É possível, da janela, vislumbrar a passagem da vida que pode se nos apresentar de forma trágica ou poética. Seu desenho, nesse caso, vai depender unicamente de nossas próprias idiossincrasias, de nossa maneira única de conceber a existência. Seu texto despertou em mim esse lado gostoso da vida que é o exercício da transcendência e da contemplação hoje tão distante do cotidiano das pessoas. Você, meu rapaz, leva jeito para as letras: Tem sensibilidade e certo grau de originalidade que fatalmente irá amadurecer na passagem do tempo e da prática literária. Sucesso nessa caminhada...

    Assinado: Camilo França- Kafran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que bom que gostou! Agradeço esse belo comentário. Espero realmente aprimorar e, quem sabe um dia, publicar um bom trabalho.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também