Janela fechada

Foto: Autor.

Devemos deixar as janelas abertas ou fechadas? Não sei. Isso depende muito de fatores, como o clima, a localização, a disposição e o que há lá fora. Se está chovendo muito, pode ser melhor fechar, afinal, poderia molhar todo seu quarto. 
   Se a pessoa mora num lugar movimentado, é inconveniente deixar as janelas muito abertas. Pode ser até perigoso. Alguns usam grades. Se estamos com sono, preferimos que deixem a janela do jeito que estava: fechada. Se tem uma brisa refrescante, é ótimo deixá-las bem abertas. Assim, a resposta para essa pergunta é: depende.
  Todos nós temos uma janela: nossos sentidos, principalmente a visão. Diz-se que os olhos são a janela do coração da pessoa. É verdade. Através dos olhos, nós podemos perceber se a pessoa está atenta, desinteressada, triste, feliz ou até mesmo apaixonada. 
     Mas os olhos também são nosso principal meio de analisar o mundo. Grande parte do conhecimento que obtemos é através do que vemos, quer seja por meio da leitura, observação dos outros ou de nós mesmos. Claro, falo dos olhos, mas por extensão envolve os outros sentidos, como o tato, a audição, o paladar. Uma pessoa cega "vê" o mundo por meio desses outros sentidos.
    Mas, a questão é que assim como no caso de uma janela comum, é importante decidir se deixamos, por assim dizer, a janela da nossa mente aberta ou não para determinadas coisas. Aceitar tudo que os outros dizem é uma tolice. Ser desarrazoado, ou seja, rejeitar tudo o que as outras pessoas falam e pensam a nosso respeito também não é sensato. É essencial filtrar. 
   Equilíbrio também é necessário. Não saber escutar ninguém não é sinal de superioridade. Por outro lado, subestimar sua própria opinião e concordar com tudo que os outros falam não é humildade.  
     Cabeça-dura, maria-vai-com-as-outras, mente fechada são tudo expressões de pessoas que de uma forma ou de outra, não sabem entender os outros e nem a si mesmo. Escutar, analisar, dialogar e filtrar são verbos que sempre deveríamos conjugar. Aprender também.



       Alexandre Valério Ferreira



Comentários

  1. Esse texto de alguma forma mecheu comigo, não sei como e nem o porque, estranho mas eu nao sei explicar!! Só amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei deste texto. Não foi dos meus melhores, queria ter transmitido melhor a ideia de mente fechada ou passiva. Já fui mais mente fechada, chato, mas aprendi com os erros. É muito bom a gente aprender sempre mais.
      Obrigado por sua opnião. Fico feliz que tenha se identificado com o texto.

      Excluir
  2. "os olhos são a janela do coração da pessoa"... amei!
    Seu blog é show.......... curti D+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que bom que gostou! continue visitando!

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também