Porque escrever um diário

Diário. Foto: Autor.
   Porque escrever um diário? Será que tem algum benefício? Será que vale realmente a pena? E quando devo iniciar? Como fazer? Muitas pessoas escrevem todo dia em seus cadernos, agendas e blocos de notas sobre suas vidas, rotinas e eventos. Outro já tentaram, mas logo desistiram. A maioria nunca nem começou. Talvez por medo ou por não ver razão para escrever. Mas, veremos que realmente é muito bom colocar sua vida no papel diariamente.
    Diário, como o próprio nome já diz, é uma agenda ou caderno no qual escrevemos ou detalhamos acerca dos eventos que ocorreram em nosso dia. Para escrever um diário, é necessário motivação. Qual o seu objetivo? É necessário um porquê. Bem, expor suas ideias no papel pode ser muito relaxante. Vocês está transformando algo abstrato em algo concreto. As ideias em nossa mente deixam de vagar aleatoriamente e tomam uma forma, uma impressão mental, que então é enviada para o papel.
    Além disso, escrever um diário é excelente para refletir sobre a sua vida. Após um dia de muitas atividades, você descreve como ele foi. Talvez conte seus dilemas, erros, alegrias, problemas e pensamentos. Alguns detalhes que antes passaram despercebidos, talvez considerados de pouca importância no momento que ocorreram, agora parecem ter mais peso. O oposto também pode ocorrer. Provavelmente vai perceber alguns pontos em que melhorar. Quem sabe tenha que tratar melhor um amigo? Ou pedir desculpas a esposa ou o marido? Quem sabe só agora você lembre onde esqueceu as chaves da garagem. Sim, além de ajudar na reflexão, escrever diariamente melhora nossa habilidade de memorizar as coisas. Os dias deixam de ser tão iguais como antes.
   Alguns tem problema para iniciar um diário. Pode ser que você também tivesse o sonho de escrever um diário, mas a falta de tempo, outras preocupações, falta de interesse ou desânimo tenham feito você parar ou nem mesmo começar. Bem, o segredo para ter um diário bem interessante para guardar nas lembranças é escrever diariamente ou, no mínimo, regularmente. 
    Não é necessário escrever uma montanha de histórias ou contar todos os detalhes, como a hora em que foi comer ou lavar o carro. Simplesmente anote o que você acha importante sobre aquele dia. Mas, se você gosta de anotar detalhadamente, então o faça. Se gosta de falar sobre seus sentimentos, faça isso então. O diário é seu e você é quem escolhe como utilizá-lo. Não é uma tarefa de escola, que é obrigatória, precisando seguir certos padrões. Não, neste caso, é só você e suas ideias.
    E, quando começar? Bem, que tal hoje?! Ah, ainda não tem um diário? Então arranje um. Aproveite hoje para escrever em uma folha qualquer sobre seu dia. Pode rasgar e jogar no lixo depois. O importante é que escreva. Você certamente se sentirá bem! Ter um diário não é uma obrigação. Antes de tudo, é uma atividade relaxante e benéfica. Mas, atenção, descubra onde guardar seus diários, para que ninguém inconveniente possa lê-lo! Espero que consiga ter muitos diários daqui para frente!

Alexandre Valério Ferreira
    

Comentários

Veja também