O sabão doloroso

         Eu senti que o chão caia sobre mim. De repente, sem eu perceber, meus pais estavam se divorciando. Não conseguia acreditar. Não era possível. Será que era minha culpa? Será que fui em quem acabou com a alegria deles? Bem, se foi minha culpa, então pode ser que eu conseguisse resolver! Será? Pode ser que eu não estivesse limpo. Eu me sentia sujo. Vou lavar minhas mãos.
          Se eu cuidasse bem das minhas mãos e tomasse muitos banhos talvez eles vissem que sou limpo. Talvez não quisessem mais se afastar de mim. Talvez unisse eles de novo. Que ideias malucas! Não faz sentido. Entretanto, continuei tentando. Então, eu lavava diversas vezes ao dia as minhas mãos e tomava mais de 10 banhos. Se eu me esforçar bem, conseguirei ajudar meus pais.
   Eu queria parar, mas não conseguia. Meus pais reclamavam. Diziam que era loucura! Eu sei que era. Não sei explica, mas sei que se eu tomasse muitos banhos e lavasse muito bem minhas mãos os problemas se resolveriam. Não sei explicar o porque e como, mas ... não sei. Não sei. 
        Na escola, o professor dizia que eu não era normal. Meus colegas costumavam me apelidar de louco, maluco ou perturbado da cabeça. Eu chorava. Mas que podia fazer. Nem eu mesmo me entendia!
      A solidão e a culpa pareciam tomar conta de minha mente. É como se houvesse outro EU me obrigando a lavar as mãos. O que eu tinha? Talvez eu fosse louco. Bem, na outra semana o novo professor me convenceu que não. Ele rapidamente notou minhas frequentes idas para o banheiro e decidiu conversar comigo. 
        Ninguém falou tão gentilmente comigo sobre isso. Eu não aguentava mais e decidi expor todo meu problema. Ele prestou bastante atenção e no dia seguinte me levou na psicologa do colégio. Descobri então que sofria de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)*! 
    Eu não era louco. Então fui tratado. Estou bem melhor agora. Aprendi com esse professor, ou melhor, esse meu AMIGO, que é importante enxergar além do obvio. Não julgar as pessoas apenas superficialmente, pelo momento, ou sem escutá-las antes. Escutar resolve muitos problemas.



Alexandre Valério Ferreira



*TOC: Transtorno Obsessivo-Compulsivo (toc): é um transtorno mental. Ideias obsessivas são pensamentos intrusos, que a pessoa tem mesmo sabendo que não faz nenhum sentido e tentando evitar eles. Desses pensamentos intrusivos, vem compulsões, que são comportamentos que tentam acabar com essas ideias ou que são geradas por essas ideias, como a obsessão por limpeza. É comum o TOC na infancia. Se você sofre disso e está atraplhando sua vida, já está mais do que na hora de procurar um médico. Faça isso! 

Nota: esse texto não é auto-biográfico.



Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também