Músicas Antigas


   Não sei se é apenas eu que costumo olhar os comentários de postagens e vídeos na internet. Fico curioso de saber o que as pessoas que assistiram vídeos no Youtube ou que curtiram fotos ou tirinhas no Facebook tem a dizer. Às vezes, é muito engraçado. Existem discussões inúteis ou não entre internautas. Alguns comentam única e exclusivamente para chamar atenção (o maldito "first" dos comentários...será que tais indivíduos possuem cérebro ou foram muito rejeitados na infância?) Vai saber?
   Mas, de tanto ver os comentários de vídeos no youtube, notei algo. Muitos tem reclamado que as músicas de antigamente costumavam ser bem melhores do que as atuais. Eu sei, eu sei. Todo mundo já notou isso. É, é verdade. E não é difícil entender o motivo: as letras tem profundidade intelectual e emocional. A razão pela qual os músicos antigamente escreviam as vezes é bem diferente das razões atuais: ganhar muito dinheiro e ter muita fama. 
   Sim, antigamente, as pessoas não tinham acesso a internet, nem celulares modernos. Os principais meios de comunicação eram o rádio e os jornais. A TV estava em ascensão. Assim, havia grande margem para a originalidade. Alguém queria compor uma música, então ia para um local que o inspirasse e escrevia. Criava depois uma melodia interessante e começava a tocar. A fama vinha como consequência. Além disso, parecia haver maior preocupação com a qualidade da música e da letra. Em tempos de ditaduras militares era necessário disfarçar o conteúdo para que não fosse censurado.
   Bem, mas os cantores e compositores dependem bastante das gravadoras e dos empresários do entretenimento. O objetivo é um só: lucro. Mas não é só lucro, é lucro RÁPIDO. Assim, vemos o que tem hoje: músicas fúteis, sem conteúdo, sem graça. É necessário apenas ter um ritmo bom, letras fáceis de decorar (geralmente de cunho obsceno ou ofensivo) e cantores "estilosos" (tipo Justin Bieber ou Luan Santana). Pronto: está montado o sucesso imediato.
   Bandas de qualidade e que não visam fama a todo custo acabam sendo esquecidas. Dessa forma, esses bons compositores precisam deixar a música para trabalhar e se sustentar. Alguns dizem que a sociedade atual não tem mais bom gosto. Entretanto, vemos muitos jovens comentando em canções antigas e destacando o qual boa são. Lembro do caso recente do reaparecimento da banda Los Hermanos. 
   Esse grupo começou com um estilo mais popular e foi se modificando para um estilo próprio, rock alternativo, menos popular. As letras possuem conteúdo e não costumam nos "enrolar" com aquelas estrofes que se repetem milhares de vezes apenas para preencher o tempo no álbum (tem canções que não passam de 4 linhas e fazem bastante sucesso...). E porque alguns repetem milhares de vezes a mesma letra? Simples: não tem formação nem criatividade suficiente para criar algo original e mais profundo. 
   E porque iríamos querer ouvir musicas "profundas" e que tem conteúdo? Ora, pela mesma razão pela qual não nos alimentamos exclusivamente de alimentos inúteis, como biscoitos recheados ou batatas fritas. Batata frita pode ser até bom, às vezes. Mas dependendo do processo de fabricação e do quanto comemos, certamente sofreremos alguns problemas de saúde. Assim como o corpo não sobrevive se alimentando com inutilidades, nossa mente só vai atrofiar se a gente ouvir música inútil. Talvez até esqueçamos do que somos: criaturas RACIONAIS.


ALEXANDRE VALÉRIO FERREIRA

 

Comentários

Veja também