Diário do Semáforo

Semáforo. Fonte: http://www.blogdotioted.com.br/2008/02/como-surgiu-o-semforo.html.
      Hoje foi um dia daqueles. Para variar, mal o Sol sinaliza que está vivo e os humanos já vão se deslocando para tudo que é canto. As ruas parecem formigueiros, lotadas de gente. E eu fui logo trabalhar em uma das ruas mais movimentadas da cidade. Eu não mereço... Mas, está dando para levar o serviço. Admito que é muito estressante.
    Ontem, tive um pequeno problema elétrico e foi necessário que um técnico viesse me consertar. Estou verde novamente! Pronto para o serviço. Tudo parecia em sua perfeita ordem: pessoas correndo de um lado para outro, motoristas estressados, motoqueiros tentando passar entre os carros (loucura, não acha?), pedestres que acreditam que são o Superman (passam entre os carros em movimento na maior tranquilidade) e as batidas regulares. 
    Sim, nada novo. Até aquele motorista lesado com seu carro quadrado de cor branca. Eu tentei compreendê-lo. Sério, tentei mesmo! Mas, não dá. Ele tem uma mania de sempre avançar na faixa de pedestres. Sempre! Houve uma ocasião que eu vi parando antes. Achei incrível e até me animei. Mas, essa alegria passou mais rápido que um sinal verde. Ele logo pôs o carro mais a frente! Desisto de compreender os humanos.
      Perto do shopping é que a situação é triste. Os humanos criam um local para os pedestres atravessarem com segurança, que é chamado de faixa de pedestre (às vezes, constroem passarelas). Mas você acha que todos obedecem? Sempre tem aqueles atravessando antes ou depois dela entre carros e motos. No começo da minha profissão, imaginei que fosse um bêbado ou um suicida. Mas, me enganei de novo...
      De repente, apareceu o veículo da manutenção. O que seria? Traziam um equipamento novo. Achei estranho, afinal, nenhum colega meu apresentava problemas elétricos. Era um novo semáforo (porque?). Este era diferente, era de LED. Não gostei, isso não é bom. Já vi uma vez em um anúncio a respeito desses benditos LEDs que consomem muito menos energia. Tratei logo de desfazer dele. Não podia aceitar um inimigo, um concorrente!

- Cuidado, novato, aqui o trânsito é pesado. Aqui é coisa de profissional - comecei.
- Realmente, é muito complicado. Felizmente venho com um equipamento eletrônico que é interligado com a central de controle de tráfego, assim posso ser auxiliado - o semáforo de LED respondeu.
- Mas é claro! Novato é assim mesmo, não sabe fazer nada. Sempre precisa de alguém. Eu não preciso de nada disso. Possuo um contador interno e pronto! - retruquei.
- Eu sei...eu entendo. Mas, me disseram que continuarei aqui por um bom tempo - disse o LED.
- Veremos... - respondi, já irritado com a arrogância do semáforo dos LEDs irritantes - O que conta é a experiência e isso você não tem, não é?
- Experiência própria não tenho, mas fui projetado com um sistema de inteligência artificial, que vai aprendendo com os erros meus e dos outros. É bem interessante, você deveria ver. Iria gostar! - disse o LED.
- NÃO QUERO! QUE PETULÂNCIA! VOCÊ MAL CHEGOU E JÁ ESTÁ SE SENTINDO O MÁXIMO. Sem experiência, não tem valor. Fique quieto! - Respondi já com ódio. 
- Desculpe - disse o LED.
- E sabe o que mais? Você, além de inexperiente, é....

     Um carro bate no poste onde eu ficava! O poste desmorona e ocorre um curto-circuito nos meus equipamentos. Não acredito!!! Quando é de manhã cedo ou a tardinha, o sol reflete nos vidros dos sinalizadores, confundindo os condutores sobre qual lâmpada está acesa..(isso praticamente não ocorre nos semáforos de LED!). O outro semáforo estava em outro poste...

- Era sinal vermelho...era sinal vermelho.... - suspirei.


Alexandre Valério Ferreira




Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também