Janelas de Olinda - parte 1

Olinda. Foto: Autor.
        Andar por Olinda é como uma viagem ao passado. A cidade possui quase 500 anos. Fundada pelos portugueses, conquistada e queimada pelos holandeses, depois retornou para o domínio de Portugal, e agora é um patrimônio mundial. Nos momentos de maior riqueza, disputava luxo e ostentação com a Coroa portuguesa!
    Ainda hoje podemos observar belos sobrados, com fachadas elegantes e cores vivas. O calçamento das ruas antigas foram feitos com recifes de arenito, os quais rodeiam as praias da região.
     De todas as belezas de Olinda, o que me chamou mais a atenção foram as janelas e as sacadas. A maioria das janelas possuem venezianas (vidro era artigo de luxo no passado). Ao andar por aquelas ruas estreitas, fiquei imaginando a vida do período colonial. Carroças com produtos, comerciantes, escravos e religiosos se movimentando por essa vila. 
  Quantas histórias e segredos essas janelas devem ser testemunhas silenciosas? Quantas injustiças, caridades e desentendimentos elas viram no decorrer de sua existência. Sim, sobre aquelas pedras de recife pisaram os mais diversos pés, sem distinção de raça, espécie e condição social.

Sobrado, Olinda, Recife. Foto: autor.
   Realmente, diversas histórias devem ter se passado por aqui. Muitas delas nunca relatadas, talvez fossem irrelevantes, quem sabe. Mas um coisa é certa, tenho saudades dessas janelas largas e bem trabalhadas. Hoje predominam janelas pequenas, produzidas em série, todas idênticas. 
   Parece que estamos nos esquecemos de observar lá fora. Talvez trancafiados nos computadores e televisores, não se torna mais essencial ter uma janela espaçosa para observar o mundo. Ou talvez seja a insegurança, que amedronta a todos. Não sei. Só sei que estou com saudades de Olinda.


Alexandre Valério Ferreira



         
    

Comentários

  1. é isso aê mesmo...é igual os casarões do centro da cidade de fortaleza. O que é diferente,porq naquele tempo o centro da cidade era um local nobre e a beira mar era um lugar de pessoas mais humildes. Agora é ao contrario os pobres moram no centro e os ricos na beira mar, é a vida. Helsa Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é? como as coisas mudam! a Barra do Ceará também teve maior importancia no passado. Acho realmente muito legais esses casarões e essas sacadas com janelas enormes! um dia terei 1 assim!
      Obrigado!

      Excluir
  2. er vdd........esses casarões sempre me encantaram,naum sei bem pq...><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São encantadores, nostalgicos e possuem caracteristicas peculiares. Hoje é produzido tudo em massa. As vezes, parece que as casas são todas iguais.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também