Quem avisa, amigo é


De Alexandre Valério Ferreira


____________________________________________________

Renata estava diferente. Não era a mesma que eu conhecera a alguns anos atrás. Parecíamos mais com estranhos de países diferentes do que antigos conhecidos. Sentado ao seu lado, parecia que havia um abismo profundo entre nós dois.
   Queria saber o que aconteceu. A mim angustiava não saber como nosso relacionamento chegara a tal ponto. Não percebi os sinais? Eu me expressava mal? Era minha culpa? Ou seria da vontade dela? Deixei de notar sua dor e fui indiferente? Faria diferença em saber a resposta a essas perguntas?
   Dizem que quem avisa, amigo é. Será que nunca fomos amigos, então? Afinal, não dei nenhum sinal de que nossa amizade chegara a um fim ou, ao menos, que eu assim desejava. Ela também não me dissera nada. Não me deixara rebater suas acusações ou rejeitar suas defesas e desculpas. Tudo morrera no silêncio que ecoava no espaço entre nós dois. 
   De repente, nunca fomos o que pensei que fôssemos. Nem sempre a mensagem que transmitimos é a que chega ao receptor. Entendi errado o que ela pensava sobre mim? Me enganara durante todo esse tempo? Teria me iludido propositalmente a fim de negar o fato inegável de que não existia nenhum vínculo entre nós?
   Quanto mais eu pensava, menos respostas encontravas. Eu estava baratinado. E aquele silêncio mórbido tampava minha respiração, retirava o meu sono e destruía a minha paz de espírito. Porém, sentia que remexer ferida não curada poderia ser pior. Deveria esperá-la saturar (ou não?).
   Mas, agora eu me apercebo. Ela fora mais amiga do que eu. Mostrou que não queria minha presença. Era claro sua apatia. Tentava, provavelmente, proteger-nos de um constrangimento. Não queria enfrentar a situação indelicada de dizer que desejava que eu me afastasse. Doloroso foi compreender a rejeição.
   Porém, com o passar das dores, as dores vão se tornando mais compreensíveis, menos dolorosas, mais instrutivas. Talvez eu me aperceba mais dos sinais, do tons da fala e do silêncio que revelam o que deve e o que não deve prosseguir. Tudo é aprendizado.




 

Comentários

Veja também