Irrigando



_______________________________________________________

Não é fácil manter uma amizade. Afinal, tudo que vale a pena exige maior esforço. É normal. Porém, Tomas não aceitava que as coisas funcionassem dessa maneira.
   Talvez não fosse culpa dele. Seus pais eram pouco sociáveis. Não eram mal educados. Pelo contrário, todos os conheciam por sua polidez. Ainda assim, não conquistavam muitos amigos. Parece que faltava algo. Mas, não se sabia o que era, apenas sentiam.
   Tomas foi na mesma onda. Achava complicado irrigar as amizades. Costumavam ser explosivas e superficiais. Sempre muito apegado, acabava sempre a se machucar. Culpava a si mesmo e à sociedade. "Mundo hipócrita", ele dizia, revoltado.
   Alguns diriam que ele está certo. Mas, isso depende de que mundo ele está falando. Afinal de contas, ele não analisou todas as pessoas ou fez um censo comprovando sua tese. Era apenas sua opinião. 
   Ele não percebia que sua opinião racionalizada não era real. Nem tudo que tem lógica está correto. Pois, algumas vezes, a lógica é uma coisa que convencionamos segundo nossos desejos e medos. É inventada em cada um de nós. Mas, Tomas não entendia isso.
   Tampouco, portanto, conseguia entender o ser humano e as amizades. É uma coisa complicada e simples. Requer tempo e paciência. Precisa saber desconsiderar muitas coisas. Nem todo mundo consegue ter um amigo. 
   Desejava dizer que Tomas se ajeitou. Gostaria de ter um final feliz. Mas, nem todos estão desejosos ou aguentam se esforçar para se encontrar. E muitos nem sequer acreditam que isso é possível. Não percebem que tudo está relacionado com a forma como lidamos com o que vemos, enfrentamos e sentimos.


Alexandre Valério Ferreira

 

Comentários

Veja também