A Explosão


__________________________________


Tudo mudou de repente. O clima estava naqueles dias preguiçosos até que mudou de humor. Fortes rajadas de vento assustavam a todos. Parecia um furacão. Talvez fosse tão intenso quanto. Os ventos estavam acima de 100 km/h. Durou uns 20 minutos, mas foi suficiente para deixar muitas marcas. Os meteorologistas chama de micro explosão.
  Apesar do nome, elas são intensas e fortes. Algumas podem causar enormes danos. Ah, como eu queria que os meteorologistas fossem capazes de criar um equipamento que identificasse as explosões emocionais também! 
  Aquelas mudanças abruptas de humor são tão difíceis de se lidar. Não sabemos se temos compaixão da pessoa ou se ficamos irritados. Talvez a fúria que venha depois seja resultado em parte desse conflito interno, dessa angústia de julgar e não julgar o que provavelmente está fora de nossa compreensão. 
  Por que aquela mudança de humor? Qual a razão daquela brutalidade? Para que uma atitude tão desnecessária? Pior é tentar saber quando elas ocorrerão. Tudo nos causa medo. É como uma alergia da qual não sabemos o que a causa. Apenas entendemos que quando ela chega, causa um desconforto enorme.
  As mudanças de humor são repentinas, mas não inexplicáveis. Muito menos, inesperadas. Provavelmente, deixamos de perceber os sinais. Talvez nos falte ciência para identificá-los e tomar decisões com base neles. De repente, o que para nós é rotina, para a pessoa em crise é um aviso de erupção. Um alerta que deixamos de escutar.
  Alguns mudam de humor devido problemas psicológicos. Outros, devido um trauma forte. Existem aqueles que estão em níveis de estresse tão altos que em algum momento a água transborda e ele lança invectivas no primeiro que aparecer, sem nenhuma intenção pessoal.
  E o que fazer em tais situações? Assim como no caso das micro explosões climáticas, tente procurar abrigo. Lutar contra ou negar a sua natureza pode ser doloroso e, na maioria dos casos, inútil. Espere o temporal se dissipar. Tanto você como a pessoa em crise estarão em melhores condições de resolver as desavenças.
  O abrigo pode ser uma fuga temporária. Sair de perto. Mudar de assunto. Colocar fone de ouvido. Deixar para um horário mais conveniente. Evite esses conflitos. Causa apenas mais dor e angústia. E isso é o que nenhum de nós quer que aconteça.


Alexandre Valério Ferreira


 



Comentários

Veja também