Curto-Circuito


De Alexandre Valério Ferreira


_________________________________________


Curtos-circuitos são uma das principais causas de incêndios. Apesar dos alertas, muitos insistem em colocar diversos equipamentos ligados em uma única tomada. Para tanto, fazem uso de benjamins ou "T"s. Nada incomum vermos vários destes conectados a uma única entrada.
  Possivelmente existe um erro no projeto. Afinal, se um cômodo necessita de tantos equipamentos elétricos, deveriam ter instalado mais tomadas ou, pelo menos, colocado exemplares que suportassem maior demanda elétrica. Quando não é assim, resta ao usuário a tentação para utilizar os famosos T ou benjamins.
  E ai vem o problema. As tomadas e os fios elétricos residenciais são projetadas para determinadas correntes elétricas. Em geral, vemos tomadas que suportam até 10 Amperes (medida de corrente elétrica). Os benjamins costumam suportar correntes menores ainda.
  Imagine então quando se conectam vários equipamentos a uma única tomada? Eles vão "puxar" a corrente que precisam para funcionar, independentemente da fiação elétrica. A consequência? Corrente elétrica acima do suportado pela tomada ou pelo benjamin.
  E o que acontece depois? As partes metálicas aquecem além do que foram projetados os isolantes. A embalagem derrete. O benjamim pega fogo. Incêndio! Ou, se não, os isolamentos dos fios elétricos derretem e eles entram em contato, gerando um curto-circuito, provocando incêndio no resto da fiação. Fogo!
  Some ainda o fato de muitos equipamentos inflamáveis estarem próximo às tomadas ou estas ficarem localizadas perto de carpetes, cortinas, móveis de madeira ou objetos de plástico. É uma tragédia anunciada.
  Mas, acredite, não pretendo dar uma aula de eletricidade. Na verdade, gostaria de ressaltar como podemos sofrer um curto-circuito, se não tivermos cuidados. Sim, por arrogância, prepotência ou irresponsabilidade, achamos que suportamos mais serviços do que podemos aguentar para um determinado momento. Ficamos estressados. Sofremos estafa. Se a demanda está acima do nosso limite, nosso rendimento cai. 
  Não falo apenas do trabalho, mas da vida social. Todo relacionamento envolve tempo e esforço. Assim, querendo ou não, esses processos nos demandam energia. Se tentarmos resolver muitos vínculos ao mesmo tempo ou adicioná-los a outras demandas, poderemos nos desgastar de tal forma que vamos parar totalmente.
   É essencial respeitar nossos limites. Não tentemos abraçar o mundo com as pernas. Um passo de cada vez vai muito mais longe do que tentar subir todos os degraus de uma vez só. Além de ser muito mais gratificante. Pense nisso. Não entre em curto-circuito!


Comentários

Veja também