Diário do Esperar



______________________________________________________


Esperar é um bicho complicado. A gente não sabe se deve aguentar mais um pouco ou desistir. Ficamos naquela ânsia de saber o resultado, o fim daquela história. Nem todo mundo tem paciência. Aliás, quem tem?
   Difícil saber se vale a pena ou não continuar na agonia da espera. Será que vai dar certo? Ou não? Está perto de acontecer? O ônibus vai passar? Será que ela será pontual? Desistiram? Ou me esqueceram? Devo seguir outro caminho? Devo ter paciência? 
   Se eu tiver paciência, perderei algumas coisas. Se eu não tiver, também. Cada escolha envolve o sacrifício daquilo que não foi escolhido. Algo fica para trás, ou, pelo menos, na espera. Sim, na espera...
   No curta metragem Paradoxo da Parada de Ônibus, o universitário fica na indecisão de esperar ou não determinada linha de transporte público. Como ele diz: "quanto mais espero, menos vou ter de esperar". Ao menos, para as linhas de busão podemos dizer isso. E quanto as outras esperas? 
  O pior é isso. Se eu esperar isso, será que realmente virá? Essa angústia cresce a medida que temos desilusões. Tudo leva a crer que nossa espera foi em vão, mas, por dentro, ainda temos a chama da esperança viva. Negamos o que enxergamos no desejo de concretizar o que ainda é irreal.
  Tem sempre aqueles que desistem rápido. Na primeira decepção, no mais simples deslize, eles "capam o gato", "pegam o beco". O que "dá na telha" dessa gente? Acho que o medo de perder algo. A sensação de que não vale a pena esperar destrói as esperanças, abala a resistência e derruba os sonhos mais concretos.
  Esperar é um troço complicado. Ficar anos e anos aguentando para ver a pessoa amada e, de repente, não é mais como antes. Demorar anos e anos para ganhar uma promoção e, de repente, ela não chegar. Tanto esforço aparente em vão. 
  De fato, alguns sacrificam muitas coisas (até demais) em esperanças irrealistas baseados em sonhos que dão ao plano psíquico uma impressão de concretude. É aquele chamado de pior tipo de cego, pois vê, mas não quer enxergar. Para esse, a espera tem a falsa garantia de um sucesso inevitável.
  Mas, para muitas coisas vale a pena esperar. E mesmo que nada dê certo, muitas perdas foram evitadas. Talvez devamos deixar o tempo responder alguns de nossos problemas. Talvez seja necessário esperar mais um pouco.


Alexandre Valério Ferreira



 

Comentários

Veja também