Tabuada da vida

Quatro operações matemáticas. Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_xeOpRwscvxPbmfwXOzroDY9o3TXAZSAKF1NMc7oAG8f2fv4YgBgZkdk5mJDaJk6Qtj5WNVNOQq427zZw-efrw98HOr3XqyG6XIj-eJ-PfVW-KHVUdiZaeTWojMQI9kVQJ2n9NVhbF8Q/s1600/matematica.gif
  Na escola, temos que aprender matemática. Geralmente, é a disciplina que os alunos acham mais difíceis. Na maioria dos casos é porque ou os professores não transmitem muito bem os conceitos ou porque os alunos fazem "tempestade em copo d'água". O entendimento das quadro operações fundamentais (soma, subtração, multiplicação, divisão) são a essência da disciplina.
  Mas não se preocupe; não vamos falar sobre matemática. Pelo menos não especificamente. Na verdade, pretendo fazer uma comparação entre as operações matemáticas e os tipos de pessoas que conhecemos ou que somos. Será que somos uma adição, subtração, multiplicação ou divisão? Será isso que analisaremos nos tópicos a seguir.

Adição

  Na matemática, a soma é representada por um MAIS ("+"). Quando utilizada essa operação, dois números diferentes são somados para se tornarem um número maior (claro, isso ocorre se utilizamos apenas os números naturais, ou seja, 1,2,3,4...etc). A adição tem propriedades. Uma delas é a comutação, ou seja, a ordem dos números somados não altera o resultado (x+y = y+x = z). E também possui a Associação, ou seja, o agrupamento de números não altera o resultado ( (x+y) + z = x + (y+z) ).
  Bem, algumas pessoas são como adição. Elas costumam adicionar ideias, conhecimentos e entendimentos. Elas nos fazem crescer, ampliam nossa visão de mundo. Geralmente, pessoas aditivas são animadas, positivas, humildes e simpáticas. Elas sentem alegria em ensinar os outros, mas não se sentem superior por isso. Permitem a "comutação", ou seja, não ficam irritadas quando mudam a liderança em um trabalho. A ordem dos números (pessoas) não altera o resultado. Também não são excessivamente ciumentas e, por isso, permitem os agrupamentos. Não são possessivas. Por isso são aditivas.

Subtração

  A subtração é uma operação inversa da adição. Ela é representada por um sinal de MENOS ("-"). Se tem o número X e você subtrai Y, isso quer dizer que são retirados Y valores de X. O resultado dessa operação é o "resto" ou "diferença". Ela não apresenta propriedades de comutação, ou seja, x-y não é necessariamente igual a y-x. 
  Assim como a subtração, algumas pessoas não nos adicionam nada. Pelo contrário, elas costumam nos diminuir. Como fazem isso? Por falar palavras negativas ou desanimadoras. Elas não pretendem ver nosso progresso. Na verdade, querem ver a gente diminuir cada vez mais. Tanto quanto ela conseguir. São pessoas críticas, rabugentas, pessimistas, destrutivas. Não sabem lidar com as pessoas. Não sabem dividir a liderança. Só fazem comparações negativas. Só promovem a disputa. É o tipo de amizade que não deveríamos ter.

Multiplicação

  Esta operação matemática é parecida com a adição. Na verdade, a multiplicação é uma adição. Ela é presentada por um sinal de VEZES ( "x" ou "."). Quando multiplicamos dois números (por exemplo, AxB), o        resultado é equivalente a soma A+A+...+A somado B vezes. Se multiplicamos 2x3 = 2+2+2 = 6. Ela apresenta propriedades como comutação e associação, como na adição. Além disso, possui a propriedade da distribuição ( a.(b+c) = a.b + a.c ). Se multiplicarmos qualquer número por zero, o resultado é nulo.
  Assim como a multiplicação, algumas pessoas tem a capacidade de amplificar nossas ideias e motivações. Elas nos animam. Não são mesquinhas ou egoístas ao ponto de diminuir ou menosprezar nossos sonhos e ideais  São ótimos líderes. Sabem fazer a equipe crescer junto. Pessoas multiplicativas são flexíveis e sabem usar as nossas ideias e as ideias delas para obter um resultado bem maior!
  Entretanto, isso pode ser uma faca de dois gumes. Algumas pessoas podem amplificar nossas ideias negativas. Isso já não seria agradável. Outros são como o zero, não importa o número pelo qual multipliquemos, o resultado é sempre nulo. Algumas pessoas ou situações não merecem nosso esforço. Por mais que tentemos ajudar, a pessoa não melhora, não avança. Simplesmente, ela não quer progredir. Nosso esforço se torna em vão e pode até nos desanimar. Então, cuidado com pessoas nulas, que não nos ajudam em nada.

Divisão

  A divisão está para a multiplicação assim como a subtração está para a adição. Essa operação matemática é o oposto da multiplicação. Ela é presentada por um sinal de divisão ( "/" ou "__" ou  "÷"). Se temos os números A e B, ao efetuarmos a divisão (A / B), o resultado é um valor C (que é menor que A, se usarmos só números reais, ou seja, ...-2,-1,0,1,2,3 ...) . Este valor, se multiplicado por B, resulta em A. Não é possível dividir um número qualquer por zero. 
  Algumas pessoas são como a divisão. Elas procuram diminuir a gente, assim como a matemática. Só que elas nos rebaixam ainda mais, de forma amplificada. Elas são uma falsa multiplicação. Na verdade, é uma multiplicação invertida. Assim, cuidado com aqueles que fingem ser amigos, serem legais e cordiais. Podem, no fundo, estar tentando desunir o grupo, desmontar nossas ideias e sonhos. São pessoas potencialmente perigosas e destrutivas. Infelizmente, seja por inveja ou maldade, são muito comum indivíduos divisores.

  Então, depois desta rápida análise, o que você achou? Que tipo de pessoa você é? Será que gosta de ajudar os outros, procurando seus pontos positivos e adicionando ideias? Ou será que quando vê alguém que tem uma ideia melhor que a sua procura logo subtrair, ou diminuir o seu valor, talvez até tentando fazer com que os planos do outro deem certo? Somos amplificadores de boas ideias ou de maus planejamentos? Será que gostamos de dividir e reduzir o valor das outras pessoas? Pense nisso!



Alexandre Valério Ferreira







Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também