Janela Planetária

Planetário, Teatro Dragão do Mar, Ceará. Foto: Autor
  Abriu a janela e o que viu no céu? Alguma estrela? Algum cometa? E a Lua? Era possível vê-la. Mas, nada além disso. Alguns corpos luminosos também, mas de forma escassa. Talvez nem fosse estrela. Talvez fosse Vênus ou Mercúrio. Quem sabe Júpiter? Talvez fosse até algum satélite artificial. Talvez algum avião. Não sei.
  As luzes da cidade ofuscam as luzes do universo. Assim, não é possível enxergar muitas estrelas aqui da metrópole  Uma solução seria ir para algum local isolado, distante, pouco habitado ou iluminado. Mas, nem sempre é possível  Entretanto, se sua localidade disponibiliza um planetário, você pode, virtualmente, enxergar milhares de estrelas e galáxias.
  Em Fortaleza, temos o Planetário do Centro Cultural Dragão do Mar. Os planetários tem como objetivo simular a vista do universo ou ensinar astronomia. Eles possuem uma abóboda ou cúpula, onde são projetadas imagens de estrelas e galáxias. A impressão que temos é que realmente estamos olhando para um céu estrelado. De fato, é uma janela para a vastidão do universo.
Telescópio Hubble. Foto: http://guisanches.no.comunidades.net/1645183226/115_hubble.jpg
  E de onde vem essas impressionantes imagens de estrelas, cometas, planetas, galáxias e nebulosas? As melhores são fotografadas em sofisticados observatórios. Um dos mais conhecidos e dos quais foi uma verdadeira batalha para ser colocado em pleno funcionamento, é o telescópio espacial Hubble. Exato, ele é parecido com um satélite artificial comum, mas possui modernos equipamentos de captação de imagens e processamento. Dele são provenientes algumas das mais conhecidas fotos do universo.
  Sim, os observatórios astronômicos são verdadeiras janelas que nos permitiram enxergar muito além do que era possível antes. De fato, quanto mais se olha através deles, mais notamos como somos pequenos e frágeis. Alguns gostam de se orgulhar e parecem gritar alto tentando ostentar o que possui. Mas, o grito deles é mudo para o resto do universo e boa parte do planeta.


Alexandre Valério Ferreira




Comentários

Veja também