Janela com Venezianas

Casa antiga, Maranguape, Ceará. Foto: Autor.
  Existem diversos tipos de janelas. Podem de materiais como vidro, ferro ou madeira. Os modelos variam. Algumas são sanfonadas, abrindo horizontalmente e gradualmente. Existem as basculantes, que abrem para dentro ou para fora. As mais populares são as deslizantes e as de abrir, que são as que abrimos as duas folhas da janela totalmente. 
  Dentre essas janelas que se abrem totalmente, você tem uma com opção peculiar. Elas possuem venezianas. Venezianas são uma espécie de persiana, só que ela faz parte da própria janela. Elas são bem úteis. Se a janela estiver fechada, você pode controlar a entrada de iluminação por mover as venezianas. Isso também pode controlar a circulação de ar. No Nordeste, era muito comum as janelas com venezianas, pois, mesmo quando a janela é fechada (por motivo de segurança, por exemplo), ainda permite o fluxo de ar pelas entradas das venezianas.
  Para outros, as venezianas tem outra utilidade: observar sem ser observado. Sim, as venezianas, assim como a maioria das persianas, são verdadeiras camuflagens para a espionagem da vizinhança. E, como isso é prática comum de algumas pessoas, não é nada incomum ver este tipo de aplicação. O observador visualiza a "vítima" da má língua, enquanto que a pobre criatura nem sequer imagina os olhares inimigos.
  Nos últimos anos, tem se tornado muito comum a utilização de janelas de vidro com esquadrias de alumínio. São simples, baratas e fáceis de serem montadas. Por outro lado, para um clima quente como o do Nordeste, apresentam o porém de não fornecer a possibilidade de fechar a janela e ainda permitir a ventilação. O vidro, além de bloquear a ventilação, provoca efeito estufa, resultando em maior aquecimento da residência. 
  Na verdade, existem diversos materiais e arquiteturas que tem sido consideradas antiquadas e foram abandonadas. Entretanto, muitas guardam anos de experiência. Melhor é aliar experiência com inovação. Assim, pode ser que as coisas dêem certo.


Alexandre Valério Ferreira






Comentários

Veja também