Sorriso de Vendedor

Sorriso forçado. Foto: http://25.media.tumblr.com/tumblr_m4p127bzf01qmh4c8o1_500.jpg
  O vendedor sorriu. Mais um cliente, mais uma oportunidade. Qualquer pessoa que chegava, ele abria aquele enorme sorriso. Os dentes eram muito brancos, bonitos. Fazia parte do trabalho. O sorriso lembrava alegria. Talvez fizesse com que o cliente se sentisse feliz em gastar o suado dinheiro e até esquecesse de como lutou pra conseguir. Um sorriso também é pratica comum das aeromoças ou comissárias de bordo. Afinal, você se sente mais confortável em falar com alguém que apresenta uma expressão simpática. "Elas tem que sorrir! Estamos pagando!", alguns talvez pensem.
  Até ai, tudo bem. Faz parte destes trabalhos um sorriso. Não seria gentil ficar com cara rabugenta para u cliente só por que estamos tristes. Ele não tem culpa. Mas, durante nossa vida social, as coisas mudam. Quem quer sorrisos forçados? Ninguém gosta. Ninguém precisa. Chato é quando notamos que a pessoa sorriu para a gente apenas para ser educado. A piada nem foi legal. Minha presença nem foi bem vinda. Nem mesmo saudade a pessoa tem de mim. Então, porque o sorriso? Pra que dizer que gosta de minha presença se não gosta? 
  Verdade é que esse sorriso forçado, sorriso comercial, é de curta duração. Você pressiona os músculos da face para tentar gerar uma expressão amigável. Na verdade, estamos tentando gerar uma máscara nesse instante. Só que, na verdade, esse sorriso se parece mais com uma careta. Geralmente, é fácil notar quão artificial é um sorriso. É fraco, sem sal, temporário, rápido. A pessoa sorri e segundos depois, acaba.
  Não adianta, se você não está realmente contente e realmente não se agrada com alguém, você não vai conseguir sorrir de verdade para a pessoa. A questão sãos as motivações. Sorriso tem que ter origem sincera, verdadeira. Sorrimos porque algo é engraçado, porque estamos felizes ou porque alguém que nos faz feliz chegou. Estes sorrisos saem de forma espontânea e, geralmente, duram um bom tempo. Sim, não tem falsidade que consiga gerar um sorriso verdadeiro.



Alexandre Valério Ferreira





Comentários

Veja também