Asa Sul

Asa Sul, Brasília. Foto: http://1.bp.blogspot.com
  
Brasília é uma cidade única. Projetada por Lúcio Costa, ela tem um formato parecido com o de um avião. Dessa forma, dois bairros tem nomes relacionados com seu formato: Asa Norte e Asa Sul. O segundo bairro é mais antigo. Assim, é mais arborizado e possui mais habitantes. De fato, se você andar por lá, notará que existe muitas áreas verdes. Não é para menos que foi tombado pela UNESCO.
  As casas e apartamentos são organizadas por quadras, superquadras e entre quadras. Vale destacar que é uma área nobre da cidade. É um bairro de pessoas de elevado padrão econômico. Possui diversos comércios e belos shoppings. É formada por residências, prédios em formato padrão e centros comerciais. É bem diferente de muitos bairros das capitais brasileiras.
   Passando por essa região urbana de rara beleza, com árvores enormes e belas casas, não deixei de notar um local por vezes esquecido. É a Praça do Compromisso. Eu lembrava vagamente sobre o que havia acontecido ali. Você se lembra? O local foi batizado em homenagem ao índio da etnia pataxó-hã-hã-hãe Galdino de Jesus dos Santos. 
  Ele participava de um evento, mas chegou atrasado em uma reunião e não conseguiu entrar na pensão. Assim, acabou indo dormir na rua, debaixo de uma parada de ônibus. Pela madrugada, cinco jovens de classe média-alta covardemente incendiaram este índio. Evidentemente, ele veio a falecer. Um dos jovens era menor de idade. Alguns foram presos, mas viviam de regalias na prisão.
  É, alguns afirmam que a violência está associada a baixa condição financeira. De fato, este não é caso isolado na capital brasileira, de jovens ricos participando de atrocidades. Dinheiro, boa educação e boa moradia não são o que realmente transformam o caráter da pessoa. São apenas ferramentas que podem ser úteis, quando bem utilizadas. 
  Tirando essa parte triste, a região é bem interessante. A UNESCO tombou o bairro, como Patrimônio Histórico da Humanidade. Não é para menos. Não é em todo lugar que existem regiões enormes bem projetadas, muito arborizadas e com excelente infraestrutura. Mesmo não tendo um local histórico específico, Asa Sul é um local bonito e vale a pena visitar.


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também