Passando Por Mudanças

Passarela. Foto: Alexandre Valério Ferreira.

De Alexandre Valério Ferreira


  Estou passando por mudanças. As horas não passam como antigamente. Existe algo diferente. O mundo mudou. Tudo mudou. Mas, não foi isso que me fez mudar. A metamorfose não veio de fora para dentro. Ela veio de dentro para fora.
  Estou passando por mudanças. A passarela do tempo já não me assusta mais. Ela me cobra para atravessá-la. Toda decisão incorre em algum tipo de risco. O risco era o tempo. O tempo é vida e a vida é tempo. Só estamos vivos enquanto temos algum tempo.
   Estou passando por mudanças. Não reclamo do preço pago para atravessar a passarela. Escolhi andar vivo à correr morto. Subo os degraus sem medo. Sem a ânsia do que se perdia. A vida é mudança. A vida é o caminho.
  Estou passando por mudanças. Não atravesso para o outro lado entre os carros e mortes. Vou seguindo um passo por vez. Um degrau para cada pé. Um minuto para cada segundo de vida. Já não me dói mais pensar no que posso estar perdendo. Afinal, gastar tempo demais pensando demais no que se perdeu é uma triste perda de tempo. Os degraus passaram e eu também.
  Estou passando por mudanças. O vento não me assusta mais. Pelo contrário, a brisa acalma minhas ideias. Leva embora o que é pesado em minha cabeça. E em cada rajada, em cada balançar das estruturas, o chão dança comigo. O medo existe, mas não como inimigo que me tranca, mas como um sensor que me alerta contra as trancas que poderiam me levar embora.
  Estou passando por mudanças. Já não fico insistentemente olhando para o chão, como se isso servisse para diminuir meu medo de altura. Cômico é pensar que me acostumei com o que me fazia mal. Julgava de origem desconhecida, sendo que foi algo criado, treinado em minha mente. O ilusório tentando acorrentar o real. 
  Estou passando por mudanças. Os passos são mais firmes, deliberados. Os riscos são aceitos com a naturalidade necessária. Não tenho medo de errar. Tenho medo de não tentar. Sim, é a forma com que lidei com o problema que causava mais ou menos medo. Isso é muito engraçado. O medo se torna tão real quanto nós acreditamos que ele é. 
  Estou passando por mudanças. O tempo já não me assusta. Não tenho tempo a perder pensando em como estou perdendo tempo. Erros se tornam aprendizado. Acertos se tornam garantias. Dúvidas se tornam detalhes. Caminhos se tornam bem vindos. O tempo se torna o que ele sempre deveria ser: tempo. O tempo é a vida e a vida é o tempo. É preciso estar vivo para ter tempo. Então, obrigado tempo por existir.






 

Comentários

Veja também