Labirinto Móvel

Moto, Foto: autor.

De Alexandre Valério Ferreira



  Não era exatamente uma escolha. Pelo menos, não enxergava assim. Não havia outra opção. Era ir de moto ou ir de moto. Tinha de trabalhar. O custo do carro era alto e o transporte público não era eficiente.
  Mas, dizer que gosto de pilotar motos não é algo verdadeiro. Realmente, não tenho grande prazer. É como lavar pratos: fazemos porque tem de ser feito. Mas, em geral, não consideramos como os momentos mais agradáveis de nossas vidas.
  Seria até ilógico esperar que o translado para o serviço devesse ser agradável. Sei disso. Mas, de carro é mais agradável. Podemos ouvir som tranquilamente. Talvez até ler algo durante os intermináveis congestionamentos. Um luxo que os motoqueiros não possuem.
  Viajar de moto é um labirinto. Esse é o problema e também a vantagem. Podemos atravessar com relativamente facilidade os congestionamentos que paralisam carros e ônibus. Zigue-zagueando entre os carros, logo estamos na frente de todos e livre do atraso.
  Mas, isso também é um risco. Qualquer descuido e atinjo um retrovisor. Pedestres também apressados correm os labirintos de carros sem nenhum cuidado. Será que sempre achamos que as coisas nunca ocorrerão com a gente? Ou será apenas pura ignorância? Difícil saber.
  Também não sei como lidar com a guerra de carros e motos. Existe um conflito não oficializado, mas muito real entre esses dois meios de transportes. Porém, veículos não pensam, é claro. Os motoristas e pilotos que se odeiam. Sempre há argumentos de um contra o outro. 
  Difícil compreender tal conflito. Afinal de contas, muitos dirigem tanto motos como carros. E no que se refere aos erros e descuidos no trânsito, ambos são terrivelmente cruéis e ignorantes. Rejeitando riscos e inventam "jeitinhos" para tudo, menos para resolver a falta de bom senso deles.
  Piloto esse labirinto móvel com muito cuidado. O barato pode sair caro. Sei disso. Todos sabem. Só não gostamos desse fato que é saber. A gasolina está cara. Precisam compensar a corrupção. Resta para mim tentar sair dessa loucura e chegar no trabalho. Cada dia é uma luta. Cada rua é um desafio. A vida é dessas coisas.




Comentários

Veja também