Desopilar

Desopilar. Foto: http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/tire_um_final_semana_para_relaxar_das_tensoes.jpg

De Alexandre Valério Ferreira


  Terminei uma prova exaustiva de estatística e já não raciocinava mais. Parecia que depois de tantos desvios padrões, constantes e médias, já não compreendia mais o mundo ao meu redor. Demorei alguns minutos para voltar a pisar no chão.
  Era sexta-feira. Mas, não sou de festas e bebidas. Não me divertia assim. Alguns achavam que eu era doente. Preferia ser então. O que realmente necessitava agora não era de agitação, mas do doce som da tranquilidade. Ah! Silêncio! Ah! Sono! Ah! Praia!
  Em Fortaleza, o silêncio é um serviço de luxo. Apenas as coberturas dos mais altos prédios talvez encontrem alguma ausência dos gritos caóticos da vida urbana. Talvez, nem lá isso exista. 
  Sono é para os que possuem autoconsciência. Aqueles que estão com a mente tranquila. Os que treinaram sua mente e não enlouquecem com as ansiedades que nos asfixiam, conseguem encontrar no colchão o adormecer que restaura as forças.
  Praia existe, mas, é um pólo de tudo menos tranquilidade. A brisa da tranquilidade não habita nos centros urbanos. Gente demais para espaço de menos. Caos demais para equilíbrio de menos. Sujeira, buzinas, festas, turistas, vendedores, barracas, tudo isso lutando para privatizar o espaço público da areia.
  Preciso desopilar. Não apenas o fígado, mas o corpo inteiro. A mente, em especial. Quero praia, mas sem barracas. Quero aquela autêntica: com coqueiros, caranguejos, ondas, búzios. Anseio o silêncio das ondas. A batida refrescante das águas. Um pouco de sal para temperar meu cansaço.
  Existem diversas formas de desopilar. Alguns procuram por amigos. Eu também. Alguns leem livros. Eu também. Alguns viajam. Eu também! Alguns não fazem nada. Eu também. Alguns procuram comédia. Eu também.
  Era hora de desopilar. Precisava viajar. Esquecer. Lembrar. Refrescar. Sedimentar. Renovar. Restaurar. Reanimar. Reparar. Relaxar. Descansar. E pra onde poderei ir? Para Jeri? Para Aracati? Procurar uma boa tarde em Itapuã? Vou para onde o vento levar.




Comentários

Veja também