Vivendo na Sombra


De Alexandre Valério Ferreira


____________________________________________


Talvez queiramos fugir do sol. Sua irradiante energia que esquenta nossas células e enxaqueca nossa mente, parece desanimar até os mais dispostos. Assim, alguns procuram as sombras, o local refrescante, para aliviar-se do calor. Entretanto, a sombra é de duração curta e, em alguns casos, basta ocorrer a virada do sol que a zona de conforto desaparece.
       Existem momentos que também preferimos o conforto. Sempre a acomodação parece melhor que o esforço. É compreensível, mas, nem sempre é perdoável. De qualquer forma, sem discussões sobre os motivos desse fenômeno, precisamos relembrar porque ele não é bom e os motivos para crer que somos capazes de superá-lo.
    Viver na sombra é estar sempre na dependência de fatores externos a nós. Claro que em qualquer caso, no final das contas, estamos sobre um aparente caos ordenado e imprevisível. Mas, isso não quer dizer que para tudo devemos ficar ao relento, à deriva, esperando o vento nos levar. 
     Ao ficarmos nessa zona de conforto, é comum nos iludirmos com a estabilidade. De fato, existe um aparente ganho positivo na fuga, porém, ele é irreal. Afinal, a medida que o sol mudar de posição, teremos de enfrentar o calor de novo ou nos reposicionar. 
       Sim, devemos estar sempre em movimento. Pra frente é que se anda. Não adianta se enganar, o tempo está passando, a gente querendo ou não. Negar isso só causa mais dor e incômodo. Aceitar e compreender pode ser uma das chaves de um maior bem estar.
      Somos capazes de lidar com os problemas. Vi certa vez uma frase na página "PsiconlineBrasil" no Facebook que era muito interessante. Ela dizia o seguinte:

"Se o problema tem solução, então relaxa pois ele tem solução.
 Se o problema não tem solução, então relaxa pois ele não tem solução"

    Conseguiu perceber o sentido? Quando enfrentamos algum desafio, podemos ficar tão atônitos e angustiados com respeito a possibilidade ou não de haver solução que esquecemos de procurá-la. Se existe, então, fiquemos calmos, pois vamos conseguir. Se não tem jeito, do que adianta ficar se afligindo com algo inviável. Melhor seria aprender a lidar com a situação.
  Devemos aceitar que as circunstâncias mudam, assim como as sombras. Isso não é necessariamente ruim. Vivemos num universo em entropia e a todo momento algo muda. Nada é igual. A mudança é a maior constante. 
  Saber lidar com isso é essencial e benéfico. Gastamos muito tempo procurando fugir dos problemas e desafios. Às vezes, a gente os nega, finge que não existem ou criamos raciocínios para rejeitar a realidade. Melhor, deveria ser lutar para saber vencer o desafio. Não fique fugindo do sol, aprenda com ele.


___________________________________________



Comentários

Veja também