Janela do Passado

Foto: http://centauroalado.blogspot.com.br/2013/09/janela-para-o-passado.html

De Alexandre Valério Ferreira

__________________________________________


Eu sabia que já estivera ali. Tenho certeza disso. Não, não tenho exatamente. Mas, creio que estive. Talvez em um passado distante. Quem sabe em uma viagem na infância? Será que já morei por aqui? Não que eu lembre.
  Na rua do Alto com a rua do Meio havia uma esquina como geralmente há. E nela havia uma loja de produtos de cerâmica: potes, jarros, etc. Combogos ofereciam ventilação ao interior do estabelecimento. Em tons de azul e cinza, o comércio era pintado.
  Tive um sentimento estranho. Alegria, nostalgia, angústia e tristeza vieram de uma vez só, em um liquidificador de emoções, sem forma, sem definições claras, na abstração de minha cabeça. 
  Sinceramente, não conseguia me lembrar de nada especial. Nem sabia que já estivera por ali. Estive? Não sei. Talvez. Mas, algo dizia que sim. Será? Quem sabe? De qualquer forma, parece que voltava a um ponto do passado. 
  Uma janela do passado. Sentimentos de tempos já mortos. Angústias armazenadas e vivas em minha consciência. O passado não existe. Isso é um fato. O que resta é apenas as narrativas dele. Aprendi isso em uma palestra de um professor da UnB. Disto eu lembro bem. Mas, não daqueles potes.
   Aquilo me deixou nervoso. Por mais que eu escavasse na memória, nada vinha. Porém, meu coração palpitava e se angustiava ao olhar para aqueles objetos de barro. Os pensamentos não tomavam forma. Viviam sua indefinição. Renegavam o que era concreto. Eram como águas esparramadas sobre meus neurônios. Dispersos. Confusos. Ainda assim, reais.
   Foi necessário prosseguir. Tudo que me restava daquela esquina eram sentimentos. As lembranças foram enterradas, protegidas talvez pelo meu inconsciente. Enterradas em camadas tão profundas que já nem sei o que são, mas resistindo ao tempo e causando emoções tais como da primeira vez que ocorreram. A vida é dessas coisas estranhas.

______________________________________


Comentários

Veja também