Carta de um Bem-te-vi


De Alexandre Valério Ferreira


__________________________________


Bom dia,
  Estou enviando esta carta para você a fim de te contar algumas verdades. Talvez você não me conheça. Afinal, somos de espécies diferentes . Além disso, você não tem boa visão. Precisa de óculos
  Bem, eu te vi ontem quando saiu às 6:17 para o trabalho. Também o vi quase todos os dias nos últimos 15 meses. Você coloca a sacola de lixo no ponto. Dá algumas garrafas de plastico para os catadores e caminha em direção à parada de ônibus. Sim, eu sei bem quem você é.
  Sei que é pedreiro. Suas ferramentas não negam. Suas roupas também não. Eu enxergo bem. Vi as marcas de cimento e tinta impregnados em sua calça jeans. O seu cheiro ao voltar não é dos melhores, mas é compreensível. Deveria ser motivo de orgulho e respeito.
  Talvez não haja muitas pessoas que te elogiem. Provavelmente não veem que você sempre trás um agrado para sua esposa e seus dois filhos. Um saquinho de pipoca. Algodão doce. Biscoito. Xilito. Nada caro, pois o dinheiro é pouco e a economia anda complicada.
  Eu te vi com aquele dinheiro extra que não quis usar. Queria voltar ao vício do cigarro. Sei disso. Seu olhar não nega. Mas, há muito tempo você decidiu parar. Usou apenas na juventude, pelo que ouvi um amigo seu dizer. Se arrependia, mas a nicotina ainda cobrava um preço. Era uma luta.
  Poderia esconder dos outros, como faz teu vizinho, o Zé. Ele sempre desperdiça dinheiro com as cartas, os cigarros e os copos de pinga. De grão em grão a galinha enche o papo. Você deve saber disso. Eu sei. Conheço uma galinha.
  Sei que é difícil de acreditar em mim. Você parece insignificante para a sociedade. Pensa assim também? Queria que soubesse que isso não importa muito. Ter destaque na mídia e entre as pessoas não significa que a pessoa é melhor que os outros. Não ser aclamado não quer dizer necessariamente que você não faz nada especial e digno de grande honra. 
  Saiba que sou um bem-te-vi. Costumo ver as coisas boas nas pessoas. Não sei se já notou, mas muitos dos seus vizinhos tem inveja de você. A hostilidade ou indiferença deles é apenas um disfarce para o sentimento que eles tem por você. 
  Mas, tenha calma com eles. Alguns também tiveram e tem vida sofrida. São de famílias desestruturadas. Os pais os comparavam muito. Eram muito humilhados no trabalho. Não sei da vida de todos, mas garanto que alguns não são tão maus quanto aparentam. Tenha paciência. Não desanime.
  Talvez você fique desconfiado da minha análise. Afinal, sou um pássaro e não um ser humano. Entretanto, gostaria de ressaltar que minha visão é apurada e realista. Não vou a extremos. Não sou crítico demais. Ainda assim, fazer vista grossa não é comigo. Só digo o que deve ser dito.
  Acredito que temos qualidades e defeitos. Todos os humanos tem. Não sou tão velho quanto você, mas minha visão sociológica é bastante aprofundada. Analiso o todo e não apenas as partes. Por isso, digo que tenho propriedade para analisar você e sou digno de te dar elogios sinceros. 
  Sei que a vida é difícil para os humanos. Para a gente também é. Viver é uma eterna luta. Mas, é uma batalha que não podemos pensar em desistir. E nem queremos. Espero que minhas palavras te animem um pouco. Não se abata com os que são cegos mentalmente. Lembre-se sempre de quem te ama de verdade. Felicidades.


Cordialmente,
Bem-te-vi

_______________________________




Comentários

Veja também