Do Disjuntor



De Alexandre Valério Ferreira


__________________________________

Eletricidade não é o forte de muitas pessoas. Causa medo. Dá um nó na cabeça só de pensar sobre. Alguns acham que é apenas para especialistas. E realmente o é. Mas, muitos dispositivos e equipamentos foram projetados para ser utilizados por usuários leigos. Portanto, foi planejado para a maioria das pessoas.
    Às vezes, entretanto, seja por baixa auto-confiança ou devido a um estigma inventado sobre a eletrônica, muitos se consideram incapazes de resolver os problemas mais simples. Decidem, dessa forma, deixar ao Deus dará. Senão, esperam pela ajuda de alguém capacitado, seja um eletricista, um engenheiro ou o sobrinho que estuda computação e não tem nada a ver com isso.
    Em muitos casos, bastaria ler o manual. Melhor ainda, diversos equipamentos são altamente objetivos, necessitando apenas ler os comandos que existem em seus painéis. Talvez por preguiça ou desconfiança, há sempre aqueles que teimam em não prestar atenção a esses detalhes e insistem em recorrer à sorte.
    É evidente que se algo está além do seu conhecimento, não é seguro se arriscar desnecessariamente. Com eletricidade não se brinca. Entretanto, muitos casos não são de tamanho risco. Configurar uma geladeira, um fogão elétrico, um microondas, uma smartTV ou similares não exige tanto conhecimento técnico.
   Admito que parte da culpa se deve às lendas criadas sobre os especialistas na área. Aparentemente, somente "nerd" ou "cdf" consegue tratar de tais equipamentos. Os da humanas parece que se convenceram disso e se acomodaram à sua realidade de distanciamento eletrônico. Já os das exatas, por não serem os melhores em explicar para outros, acabam por acentuar a ilusão de que tudo que envolve eletricidade é apenas para especialistas.
   Outro problema é a preguiça. As pessoas esperam que os equipamentos funcionem para tudo e sem a mínima dificuldade. Sim, seria realmente ótimo. Mas, estamos num mundo real e dinâmico. Um fio elétrico funciona para determinadas correntes elétricas. Não mais que isso. Por que não serve para todos os casos? Você desejaria utilizar fios mais grossos e mais caros? Não dá para abarcar toda a gama de situações.
   Assim, não insista em colocar diversos equipamentos em uma única tomada. Em especial, deixe uma tomada dedicada para dispositivos de maior potência, como as geladeiras. Acredite, curto-circuito e sobre corrente podem sim provocar incêndios. Não é nada incomum casos desse tipo em lugares onde carece de boa manutenção e cuidados. Leia as instruções. Leia o que tiver para ser lido.
   Não tente, por outro lado, bancar o sabe-tudo e achar que não precisa de ninguém para mexer na instalação elétrica. Se você não sabe nada sobre, procure serviço de quem trabalha na área. Não brinque com eletricidade.
   Na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido com facilidade. Raramente acontecem problemas de grande complexidade. Portanto, tenha calma, analise a situação, peça ajuda e use de bom senso e não de preguiça ao lidar com equipamentos elétricos.


______________________________________________





Comentários

Veja também