Diário de um Televisor

Televisor. Foto: http://comunicaia.blogspot.com.br/2013/03/consumidores-sem-tv-ja-sao-5-milhoes.html

De Alexandre Valério Ferreira
_____________________________________________________

Meu caro diário,
   Este será meu último texto. Desculpe iniciar com tanto pessimismo, porém, você não sabe o que é ser um televisor. É uma tortura. Não suporto mais essa vida. Prefiro gerar um curto-circuito, pegar fogo e virar entulho em algum aterro público.
    Por que tanto desgosto? Para ser mais direto: odeio o que eu transmito. Essa resposta é suficiente. Já viu quanta porcaria eu repasso para a mente das pessoas? Mensagens carregadas de preconceitos, consumismo, propagandas apelativas e programas manipuladores.
    Você assiste os noticiários? Pois tenha muito cuidado. Não existe imparcialidade na mídia. Afinal, quem sustenta a TV tem que ser muito rico e poderoso. E, é evidente, que os jornais de seus canais nunca irão expor algo que denigra a imagem dos que os sustentam.
    É uma trágica verdade. Mas, é assim que as coisas funcionam. Requer de cada um saber filtrar o que sai de mim. Para isso, é necessário discernimento, sabedoria, equilíbrio e bom senso. Mas, todos que nos utilizam o possuem? Receio que não.
    Não suporto mais os programas de TV que meus donos me obrigam a repassar. São tão chulas, idiotas, superficiais e sem nenhuma qualidade, que sinto vontade de vomitar diodos e transistores. Infelizmente, isso não é possível, pois não somos criaturas orgânicas que sentem desgosto.
    Claro que tem alguns programas que escapam. Tenho até gosto de transmitir alguns canais culturais. Eles sim ajudam as pessoas. A mensagem leva os que o assistem a indagarem, refletirem e construirem novos caminhos. Gosto desses programas. Pena que são de difícil acesso aqui no Brasil.
   Assim, sofrendo com as músicas toscas, programas fajutos e noticiários sensacionalistas, cheios de meias verdades, prefiro desistir. Cansei. Tô fora! Vou me danificar, queimar-me por dentro. Deixar de funcionar. Deixar meus circuitos integrados, resistores, capacitores, diodos e outros dispositivos para a posterioridade. 
    Novamente peço desculpas. Entendo sua decepção. Também estou. Mas, não encontro outra alternativa. Além disso, não sou um ser orgânico. Sou apenas mais um em um milhão. Porém, ainda assim, não quero ser mais um repassador de tanto pão e circo. 
    Adeus, querido diário, espero que fique bem. Receio que em breve aparecerá um novo televisor. Mais moderno, suponho. Desejo que um dia meus donos criem visão crítica. Sei que estou pedindo demais, mas sonhar nunca é demais. Não acha?

______________________________________________

Comentários

Veja também