Os búzios

Búzios. Foto: Autor
  Era mais um dia passeando na praia. Andando na areia, observo próximo da gente algumas crianças revirando o chão. O que estariam procurando? Também havia um balde de plástico cheio de pequenas pedrinhas dentro. Para que? O que estariam planejando? Eram apenas colecionadores de búzios. Eles ficavam andando pela praia a procura dos mais bonitos.
  Búzios são conchas. Essas que encontramos no mar são provenientes de moluscos marinhos. Foram parar ali devido a força das ondas ou por ter sido abandonado pelo antigo habitante dela. Sim, conchas são moradias. A bem dizer, belas habitações. Algumas possuem cores vivas e atraentes. Não é para menos que alguns gostem de colecioná-las.Elas possuem diversos formatos. Tem as dos beijinhos, as bivalves, os búzios, lapas e berbigões. As minhas preferidas são as turbantes (uma das mais apreciadas), turritelas (q tem um formato espiral e alongado), os estrombos (enormes e atraentes)e  os tritões. Existem muitas outras, de grande beleza. 
  Infelizmente, as praias estão ficando sem conchas. E as que aparecem não são tão belas. A razão evidentemente é a poluição humana e as grandes modificações feitas na natureza. Navios liberam água de lastro, que é água que as bombas deles sugaram nos mares em outro porto e acabam lançando nas praias daqui. Geralmente, trazem espécies de animais estranhos ao ambiente local. Algumas delas se tornam preadores e podem extinguir espécies locais.
  A construção de portos, docas e ancoradouros modificam o fluxo de água no litoral ao redor. Isso causa drásticas mudanças no bioma marinho, podendo gerar a morte de diversas espécies. 
  Sem contar o problema da poluição. Grande parte do esgoto vai direto para o mar, sem nenhuma espécie de tratamento. Felizmente, aqui e acolá, ainda encontramos habitações desses moluscos, habitações estas que não geram nenhum dano ao local, ao contrário das nossas.



Alexandre Valério Ferreira



Referências



Comentários

Veja também