Janela da Varanda

A varanda. Foto: autor.
  A varanda era espaçosa e ventilada. Ela estava virada para o nascente. Assim, havia sempre muito vento. Inevitável era sentir frio. Mas, era muito bom. Para completar, era perto de uma mata nativa ainda preservada e a poucos metros de uma ótima praia. Praia esta ainda bem limpa e pouco movimentada. Eu até dizia que era minha, apesar de ser pública.
  A varanda é algo interessante. Não importa onde eu more, sempre quero ter uma varanda, uma sacada. Quero olhar o mundo de lá. A visão de um prédio é muito interessante. O mundo está se movendo lá embaixo. Pessoas indo e voltando. Podemos observar o movimento sem nem ao menos sermos percebidos. E, se tem algo que eu gosto é isso, ver a vida.
  Bom mesmo é ler um livro. Nada é tão bom quanto o ar livre. E na vida urbana, uma varanda é um oásis no meio de uma vida agitada e sem tempo para observar o mundo. E a sacada de meu apartamento era ainda melhor: ficava de frente para um belo cenário. 
  Era um privilégio. Poucos tem uma boa visão. Triste que haja tanta desigualdade, onde tantos vivam em condições miseráveis. Não tem janelas, não tem conforto. Alguns não lutam para viver, mas lutam para sobreviver.
  Mas, se existe algo bom é a brisa no rosto. Aquele sentimento de liberdade. Acho que a sensação que os pássaros tem quando voam é essa. A brisa lhe bate nas asas e na cabeça. O mundo está lá embaixo, distante. Eu também estou distante do mundo. Só são 5 andares, mas já é alguma coisa. A vida lá embaixo ficou distante, mas não esquecida. Minha vida é lá embaixo, mas meus pensamentos aqui em cima.



Alexandre Valério Ferreira




Comentários

Veja também