Sentimentos de plástico

Árvore de plástico. Foto: http://cloud1.lbox.me/images/384x384/201211/plastico-verde-da-arvore-de-estilo-agua-ornamento-decoracao-plantas-para-aquario_shetvv1352857000554.jpg
  Algumas pessoas gostam de cultivar plantas ornamentais para embelezar suas residências. Elas tornam o ambiente mais vivo e agradável. Porém, nem todos possuem tempo, condições, habilidades e paciência para tratar das plantas. Querem logo o resultado final: uma bela flor ou arranjo de flores. Para satisfazer tais pessoas, criaram as plantas artificiais. Existem diversos tipos: árvores, flores e grama.
  Algumas destas versões artificiais podem até enganar, a principio. Elas são bonitas. Não há nenhuma folha seca. Nenhuma das flores ficam murchas, mesmo sobre um calor abrasador. Um olhar desatento não conseguiria distinguir as plantas verdadeiras das falsas. Porém, se você parar e observar melhor, rapidamente encontrará diversas características que revelam a artificialidade do jardim.
  As plantas artificiais podem até ser bonitas, mas nunca se comparam com a original por diversos motivos. Primeiro, as cópias não são totalmente fieis. Possuem defeitos. As vezes, não são bem trabalhadas. Como são artificiais, não podem exibir toda a riqueza de detalhes e tonalidades de cores que uma planta original possui. Também não tornam o ambiente mais úmido e agradável. Nem mesmo produzem oxigênio. Não atraem flores, joaninhas e pequenas aves. Não possuem a mesma beleza que uma planta original com orvalho. Nem nos privilegiam com o desabrochar de uma flor.
  Bem, como se pode observar, as plantas artificiais podem até tentar imitar as originais, mas nunca deixarão de ser cópias e, por isso, serão sempre incompletas. No mundo, existem diversos tipos de pessoa. E sempre houveram pessoas que tentaram fingir ser o que não são. Com o advento da televisão e da internet, esse fingimento se tornou pior. Por meio de manipulação, alguns criaram os mais diversos estereótipos.
  Entretanto, assim como um olhar mais profundo pode detectar se uma planta é artificial ou não, uma melhor análise das pessoas pode detectar o que é verdadeiro ou não. Pessoas artificiais tem um objetivo: criar uma determinada imagem de si. Para tanto, demonstram falsos sentimentos, um amor hipócrita  Quando nos envolvemos bastante com tais pessoas, acabamos ficando cegos para tais defeitos.
  Se, por outro lado, analisarmos melhor, veremos facilmente se os sentimentos de tal pessoa é de plastico ou não. Pessoas sinceras não mentem. Não elogiam demais e nem procuram agradar todo mundo. Maturidade é saber respeitar os outros e dizer Não quando necessário. 
  Um amigo de verdade não diz apenas o que nos agrada, mas também aquilo que precisamos ouvir. Tenha cuidado com os "amigos" da internet. As redes sociais trouxeram uma situação nova. As pessoas se envolvem muito rapidamente com as outras. Algumas, por serem ingênuas, acabam desenvolvendo fortes sentimentos. Enquanto o seu contato apenas fala palavras bonitas por comodidade.
  O maior revelador da sinceridade das pessoas são o tempo e as ações. As ações mostram se os sentimentos são fortes suficientes para fazer a pessoa se mover. E o tempo faz com que se assente as ideias e que alguns defeitos se tornem visíveis. Portanto, quando conhecer novas pessoas, procure ser cuidadoso. Não é ser psicótico. Apenas não analise as pessoas apenas pela aparência.



Alexandre Valério Ferreira






Comentários

Veja também