Janelões

Janelões. Foto: autor.

  Sou amante das janelas. Tanto que tenho um blog com o nome Janela Ambulante. Você conhece? Vale a pena visitar. Mas, meu objetivo não é promovê-lo. Gostaria de falar sobre um tipo de janela que eu gostaria de ter em minha casa, porém, está difícil de concretizar meu sonho. Sou fã daqueles janelões que as casas dos séculos passados tinham.
  Sim, antigamente a energia elétrica era escassa. Depois, se tornou um novidade para poucas cidades e, por fim, se difundiu por todas as nações. Assim, para compensar a pouca iluminação, utilizava-se de imensas janelas, com dois metros ou mais de largura. Algumas, pareciam varadas de tão grande que eram. Clareavam  todo o cômodo.
  As janelas iluminam não apenas os quartos, mas as mentes também. Um casa sem janelas ou com poucas delas são as prisões. É evidente que janelas e portas são uma metáfora para uma mente aberta, acessível. Acessível é a capacidade de receber informações sem grandes obstáculos, estar sempre disposto a conversar. Era bom se todos fossem assim.
  Janelas podem ter pequenos jardins e, assim, atrair diversos animais. É ótima para fotografar, principalmente estas enormes aberturas que era comuns antigamente. Mas, desapareceram devido à insegurança e à eletricidade. Afinal, as pessoas utilizam lâmpadas em todo canto e, por falta de consciência ecológica, deixam desnecessariamente ligadas.



Alexandre Valério Ferreira




Comentários

  1. Eu li esse texto hoje, apesar de ser "antigo". Ele é bem curto,mas gostei,porque também amo janelas grandes, como nas construçoes antigas. Uma janela que dê pra voce entrar,sentar e admirar o exterior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também