Pacoti


Pacoti. Fotos: Autor.
  A cerca de 95 quilômetros de Fortaleza, Ceará, Brasil, está localizada a cidade de Pacoti. Ela fica no extremo sul do maciço de Baturité, uma bela região serrana. A cidade em si cresceu em um belo vale, onde corre o rio que tem o mesmo nome. Ela fica próxima das cidades de Palmácia e Guaramiranga, sendo esta mais conhecida, por ter eventos como o Festival de Jazz e Blues.
  Como ela está localizada a cerca de 740 metros de altitude e é rodeada por montanhas, é necessária uma extensa viagem para chegar. São muitas curvas fechadas, penhascos e pista estreita. Os penhascos podem assustar alguns. Mas, certamente vale a pena tirar fotos durante o percurso. O cenário é muito bonito, principalmente durante ou logo após o inverno, quando a vegetação está muito verde. Existem dois caminhos: um por Guaramiranga (mais longo, porém com menos curvas) ou por Palmácia (com mais curvas e penhascos, porém, mais curto).
  Viajei para Pacoti em ônibus regular. A viagem foi um desafio. Afinal, com tantas curvas em forma de S, é muito fácil a pessoa sentir enjoo. Então, esteja preparado para isso. Mas, garanto que vale a pena. A cidade é bonita e as pessoas são hospitaleiras. Em algumas épocas, você logo percebe algo: o canto das cigarras. Sim, milhares de cigarras cantam constantemente durante o dia. Mas, eu gosto daquele som.


  Existem muitos sítios e fazendas. Alguns açudes e riachos. O rio Pacoti corta a cidade. Há uma extensa praça que acompanha o rio. Ela é bem arborizada. É um ambiente bem agradável para caminhar. Pela cidade, existem várias praças. E nelas sempre existem muitas flores. De fato, poderíamos chamar Pacoti de cidade das flores, pois até o mato exibe flores de grande beleza. A cidade é muito religiosa. Assim, é fácil ver igrejas e santuários religiosos. 
  Um destes, fica localizada em uma espécie de mirante, no qual é possível visualizar grande parte da cidade. Mas, a caminhada é um pouco extensa e cansativa. Sem contar que é bom ir com um guia, pois a entrada é um pouco difícil de reconhecer.
  O clima da cidade certamente ajuda. Costuma ser frio, ameno. A noite, você sentirá muito frio, principalmente se não for acostumado com temperaturas inferiores a 20ºC. Então, venha prevenido. A cidade é pacata, mas também possui um bom movimento. Assim, é fácil recarregar os créditos do celular, fazer compras e comprar passagens de volta. Mas, faça isso nos horários comerciais. 


  Na primeira vez que fui, estava ocorrendo um evento chamado FESTIVAL DE CAFÉ COM CHOCOLATE E FLORES. É, o nome é enorme. Mas, foi interessante. Compramos alguns exemplares de plantas. 
Em Pacoti existem alguns locais que vendem artesanato. Achei especialmente interessante alguns arranjos feito com flores verdadeiras que foram desidratadas. E também havia um que consistia em uma casinha de madeira com algumas bromélias crescendo nela. Nesta cidade, é comum você ver bromélias crescendo em árvores e telhados. O clima ajuda.
  Há um conjunto de chalés do Nosso Sítio. Fica localizado na entrada de Pacoti, para quem vem de Guaramiranga. Você visualiza de imediato um belo lago, onde é possivel se divertir com os pedalinhos, pagando uma taxa. Se você seguir a estrada que margeia o lago, encontrará o conjunto de chalés que ficam encravados na mata atlântica. 


  Falando em mata atlântica, em Pacoti, ainda existe os resquícios da bela mata atlântica, tão devastada desde a ocupação portuguesa do Brasil e "urbanização". É possivel ouvir o som dos mais diversos pássaros. Sem contar como ar fresco e a tranquilidade. Eu gosto muito de Pacoti e espero retornar diversas vezes. É uma das melhores cidades do maciço de baturité


Alexandre Valério Ferreira

Comentários

  1. It's true! Sem falar da arquitetura antiga de alguns lugares!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também