A vela


  De repente, a energia elétrica acabou! E agora? Que hei de fazer da vida? Sem computador, sem televisão, sem carregador para os inúmeros aparelhos eletrônicos, sem geladeira, sem nada de eletrodomésticos que facilitam nossas vidas! São nessas horas que sentimos o quão importante é a eletricidade em nossas vidas. Cade vez somos mais dependentes dos aparelhos eletrônicos.
  Se meus pais dependessem de mim, acho que se dariam mal. Eu me confiava apenas nos eletrônicos. Entretanto, o notebook estava descarregando. O celular podia iluminar, mas era pouco. E, como sou desligado, eu não havia comprado pilhas para a lanterna... O que fazer? Minha mãe logo abriu uma gaveta e pegou algumas velas.
  Velas? Nem me lembrava mais o que era aquilo. Eu estava muito ansioso. Sem energia elétrica, eu estava desligado do mundo. Quantas novidades estou perdendo? Que situação estressante. Pagamos tão caro pela energia e acontece isso? Bem, enquanto eu resmungava de tudo no mundo, ela acendia as velas e colocava em pontos estratégicos da casa. 
  As velas são feitas de parafina e possuem um pavio no meio, onde ocorre a combustão. Alguns inclinam a vela acesa para derreter a parafina e fixar a vela no material derretido, que se solidifica em poucos minutos. Ela é uma invenção bastante útil e um dos maios conhecidos meios de iluminação interna antes da utilização das lâmpadas elétricas.
  Interessante é o quanto as velas conseguem iluminar o ambiente. Aquela pequena vela iluminava toda a sala. Claro que não dava para se enxergar tudo e nem é possível perceber todas as tonalidades de cores. Porém, naquele momento, deixei de lado o computador e as redes sociais e fiquei observando a pequena chama que consumia o pavio. Era algo tão simples e ao mesmo tempo bonito. Acho elas mais bonitas que as lâmpadas comuns. É mais elegante e aconchegante.
  Quando fui no quintal pegar algumas coisas, eu simplesmente me espantei ao olhar para o céu. Fazia tempo que não o observava. Quantas estrelas! É impressionante. Sem a iluminação dos postes ofuscando, podemos ver melhor os astros. Não só os corpos celestes, mas acabei conversando mais com os que estavam em casa. De repente, meus pais relembravam histórias antigas, do tempo que eram criança no interior. E, assim, esquecemos da internet, da TV, do telefone e do tempo. Então, a luz voltou...


Alexandre Valério Ferreira





Comentários

  1. Poxa, parece muito com um texto que escrevi à alguns meses. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=403504126396757&set=a.391878424225994.94822.391862624227574&type=1&theater

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também