Doce ou amargo?

Doces. Foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimDyBIxFuEKDdjOcFsVFYLnzPircfm5oxsdSxFXni8nlIxo6ekbdqcKN0SoPIHTWEFIX9z_Xtt7TpKWW7Frt8lBB04KxNJoJKDw3GBfexB79h8zQBL6Z9rS3TBKNJ1kB3aZKyu1r_tqY-L/s1600/balas.jpg
  Coloridos, deliciosos, dos mais diversos formatos e texturas. Os doces são, de fato, um dos alimentos prediletos de muitas pessoas. Difícil conhecer pessoas que não gostem de uma barra de chocolate. Outros, gostam de combinar outros sabores com o doce, como no caso da pizza de banana. 
  O principal elemento dos doces é o açúcar. Pouco utilizado na Idade Média, se tornaram um dos grandes produtos importados na Europa. Não é para menos, ele torna sucos, chás e comidas muito mais saborosos.
  Mas, já notou que muitas vezes os alimentos que mais nos fazem mal são justamente os aparentemente mais gostosos? Muitos se consideram chocólatras, amantes do chocolate. Esse produto rapidamente conquistou o paladar de muitas pessoas. Doces são a paixão de muitas crianças. Se deixar, elas se empanturram com esse multicolorido.
  Irônico, entretanto, é saber que o chocolate mais saudável é justamente o mais amargo. Se você provar as versões com 50% de cacau, sentirá um pouco do verdadeiro gosto do produto do cacau. Aviso logo que é um pouco amargo. Se for a versão de 70% de cacau, é mais amargo ainda. Porém, esse fruto trás alguns benefícios a saúde. Já esses doces e chocolates com pouco cacau, não trazem muito nutrientes além do açúcar, ou seja, é apenas fonte de calorias.
  Como esses doces cheios de açúcar mas sem muitos nutrientes e vitaminas para o organismo, algumas pessoas conseguem agradar quase todo mundo. Parecem ser mais legais, divertidas e amigas porque dizem apenas o que nos convêm  não dá conselhos ou orientação. Se estamos fazendo algo errado, eles não reclamam, apenas apoiam  A princípio, isso parece ser mais agradável que um alerta.
  Porém, assim como uma pessoa que se alimenta apenas de doces cresceria deficiente, uma pessoa com amizades apenas desse tipo vai crescer com uma mente imatura. Além, é claro, de sofrer as consequências disso. Afinal, se um amigo não reclama que você bebe antes de dirigir, será que ele realmente é seu amigo? 
  E se ele não tem coragem de dizer "não" e te alertar, será que numa situação crítica na qual você precise de ajuda, ele vai realmente lhe apoiar? Muito provavelmente não. Então, cuidado com o doce, pode acabar sendo muito amargo!



Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também