Olhando para as nuvens

Nuvens. Foto: autor.
  Acordei em um dia ruim. Reclamava de tudo, incluindo das reclamações que eu fazia. Bem, parecia que tudo estava errado (principalmente as pessoas...). Como se pode notar, não sou dos mais otimistas, pelo menos não estou acostumado a ser. O dia de trabalho foi agitado, com muitos clientes especialmente desagradáveis. Eu estava ansioso para que terminasse o expediente e ir embora.
  Saio por volta do meio-dia, que é um horário terrivelmente quente. E, como não fosse suficiente todo o calor que flagelava toda a cidade, ainda tive que ir em um ônibus lotado de pessoas, o que me deixou muito mais "feliz". Porém, minha crise de "alegria" parecia não ter fim e o ônibus ainda apresentou problemas no motor e tivemos que esperar por outra condução...
  Enquanto esperávamos a outra linha, vi em um muro esquecido de uma casa qualquer o seguinte provérbio chinês: "Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda". De começo, não prestei muita atenção, mas em vista da demora, ousei refletir.
  Ele falava sobre as nuvens carregadas - sinal de chuva. Pode ser algo escuro e assustador, mas as consequências são muito positivas, a saber, a água que alimenta a vida. Sei de quem compreenderia perfeitamente essas palavras. Pena que notei que eu não agia como o provérbio dizia.
  Fiquei pensando, então, nas nuvens e, pela falta de algo melhor para fazer, fiquei contemplando o céu. Fazer isso me deixou um pouco envergonhado, pois alguns me olharam um pouco espantados. Devem ter pensado que eu era drogado ou algo do tipo. Mas, tornei a observá-las.
  Não é que elas são bonitas? Eu me lembrei da minha infância, quando ficava deitado no quintal e olhava para o céu, imaginando que éramos um imenso barco navegando em um oceano infinito. Afinal, se você olhar fixamente, terá a impressão, ou ilusão, de que nós estamos nos movendo e as nuvens que estão paradas. Era divertido.
  Ri sozinho, o que aumentou as suspeitas de que eu fosse louco. Uma criança até disse para sua mãe, assustado: "Acho que ele é abirobado, mãe!". Abirobado é uma expressão local  que significa louco, perturbado mental, sem juízo. Eu não me importei com nada disso.
  De repente, chegou o bendito ônibus. No outro, eu estava sentado, mas neste eu demorei a entrar e fiquei em pé. Estranho. Em um dia estressante e cheio de problemas, certamente eu ficaria muito irritado com isso. Porém, hoje o dia está maravilhoso, perfeito!




Alexandre Valério Ferreira




Comentários

  1. hmmm.... me identifico com essas manias como ficar olhando pras nuvens (me deixa relaxada), pena que todo mundo me olha estranho, achando q to olhando pro nada (voada, é como as pessoas chamam aqui).... mas pra mim, essa é uma forma de refletir sobre a vida, esquecer os problemas, simplesmente relaxar, olhando as nuvens. mas acima das nuvens, ainda me perco mais, viajo mesmo, olhando as estrelas, uma das poucas coisas que me acalmam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também