Janela da serra

Ipu, Ceará. Foto: Autor.
  Eram 6:30 da manhã. Pontualmente, eu me levantava e tomava o café-da-manhã. Não consigo dormir mais do que isso. Parece que meu relógio biológico tem características britânicas. Não posso dizer o mesmo do meu irmão, mas isso é outro assunto. A mesa onde lancho fica ao lado de uma janela que ficava de frente para um cenário que nunca esqueço.
  A cidade se chama Ipu. Fica na serra da Ibiapaba, Ceará. O clima nesta região é bem diferente do que alguns imaginam sobre o nosso estado: sertão e seca. É bem frio às vezes. Dependendo da época do ano e do horário, é necessário usar roupas de frio. Toda manha, eu tomava o mesmo café com pão e olhava para a aquela enorme bica que despencava de uma altura de cerca de 130 metros. Sem contar aquele enorme paredão, aquela muralha q resguardava a cidade. 
  Era uma sensação sempre muito boa tomar a primeira refeição assim. O verde é exuberante. Não é para menos que seja a cor da esperança, pois nos trás tranquilidade e um enorme bem estar. Minha casa não era muito alta e alguns fios da linha elétrica e antenas das residências atrapalhavam um pouco a visão. É, eu sei. Mesmo assim, era muito bom acordar olhando aquela cachoeira.
  Engraçado era que eu me esquecia as vezes de como o café com pão era algo tão simples. Sei que não tínhamos boa condição financeira nem mesmo uma exuberante refeição matinal, como algumas famílias privilegiadas. Mas, isso não importava. 
  O que tornam os momentos especiais não dependem tanto dos bens materiais que temos ou da condição financeira. Mas, depende principalmente de como lidamos com a situação com que vivemos. Para mim, aquela janela com aquela bica era perfeito. O meu café da manha de hoje é mais elaborado. Mas nunca esqueço do café com pão em frente àquela janela.



Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também