A Vitrine

A vitrine. Foto: http://consumo-logoexisto.blogspot.com.br/2009/01/olhando-temos-vrios-modelos-na-vitrine.html.
  Vitrines são comuns na maioria das lojas, especialmente nas de jóias e roupas. Elas expõem o que o eles tem a vender. Todo bom vendedor sabe que a primeira coisa que atrai o cliente é a imagem do produto. Assim, a vitrine é uma espécie de comercial vivo. As pessoas olham e, se tiverem condições e interesse, entram e compram. É simples. Simples para quem pode...
  Minha vida parecia um shopping cheio de vitrines. Eu olhava para elas, mas não podia tocar no que atrás delas havia. Parecia tudo tão distante, inacessível, impossível. Eu simplesmente me sentia incapaz alcançá-los. Dentro daquelas vitrines estavam as oportunidades, os amores, as alegrias que, às vezes, eu apenas olhava, observava. Não agia. Só deslumbrava seu brilho, mas sem tomar nenhuma atitude para obtê-las.
  Seria tudo culpa minha então? Em parte, sim. Nem todas as lojas estão abertas. Mas, muitas estavam. Então, porque eu não entrava? Não tinha condição? Será que daria errado? Será que seria dinheiro desperdiçado? Será que eu me arrependeria? Mas, se possivelmente eu me arrependeria, por que então comprar? De fato, parecia mais fácil apenas olhar e alimentar a frustração de não ter. Uma maré de dúvidas e incertezas tomavam qualquer decisão uma verdadeira batalha.
  A impressão era de que apenas os outros tinham as coisas ou eram felizes. Eu apenas escrevia e fotografava elas, mas não vivia aquilo. Essa vitrine me irritava, eu não aguentava mais. De repente, parecia que não era de vidro, mas sim de aço, quase impossível de se penetrar. Seria mesmo? Não queria que fosse assim... Porque não arriscar? Assim, um dia, decidi dar uma chance para mim mesmo. Olhei para a vitrine, vi o que eu queria e coloquei a mão no bolso. Será que teria algo?! 

(R$ 1.000,00)


Alexandre Valério Ferreira






Comentários

Veja também