Diário do Lixeiro

Os Lixeiros. Foto: http://topworldlist.blogspot.com.br/2011/06/os-7-trabalhos-para-pessoas-com.html
  Sou um lixeiro. O dia começa cedo para mim. Eu visto a farda, coloco os equipamentos de proteção individual (EPIs) e vou para o nosso caminhão do lixo. Então, a gente se posiciona na parte de trás do veículo. Fico do lado esquerdo, como sempre. Coloco um boné para proteger do sol. Pelo que vejo, o dia será bem quente, o que faz o lixo exalar um odor ainda mais forte...
  As sacolas com lixo estão posicionadas nas portas e calçadas. Temos de buscá-las e jogá-las no caminhão de compactação dos resíduos. Sim, aprendi que o nome correto é RESÍDUO SÓLIDO e não LIXO. Lixo é um termo pejorativo, negativo, de um conjunto de materiais que poderiam ser de alguma forma reaproveitado. Lixo não pode ser reaproveitado, resíduos sim. E quantas coisas vão para o aterro sanitário! São toneladas de resíduos todos os dias. Daqui a pouco não vai ter espaço para a gente morar.
  A minha profissão não é muito valorizada. Acho que nunca conheci alguém que desejasse ser lixeiro. Parece que é a última escolha. Pra mim, não foi. Eu vi que dava para me manter e sustentar minha família. Então, aceitei. O cheiro do lixo era terrível no começo. Ops, quero dizer, ainda é. Mas, parece que é mais fraco. Estranho, né? A gente se acostuma com tudo, tanto que tem coisa que para outros está fedendo bastante, mas eu não sinto esse odor forte (se bem que tem alguns que colocam cada coisa na sacola do lixo que é melhor nem pensar...).
  Não ligo para essas coisas. Só tem algo que me dói: o preconceito das pessoas. Porque mantem distancia de mim.?Às vezes, eu me sinto invisível. Parece que ninguém valoriza nosso serviço. E quem leva o lixo desse povo? Não é a gente? E se ninguém levasse? Se não querem que a gente exista, porque não reciclam tudo que produzem ou consomem menos lixo. É SIM! Muitos já compram lixo, só não percebem que é. Não é de se estranhar que tenhamos que levar cada vez mais resíduos. É, os dias estão complicados...


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também