Cinza


   Era tudo cinza. Todos os dias eram iguais. A rotina era a regra. Nada era especial. Nenhum rosto se destacava. Não haviam expressões faciais. Todos os dias eram iguais. Nenhum sorriso, nenhum abraço, nenhuma lágrima. Nada. Todos os dias eram iguais. As cores também seguiam esse padrão. Tudo era cinza. Não havia nem verde, nem azul ou amarelo. Todos os dias eram iguais. 
   Esse cenário deprimente é de um exótico jogo na internet chamado Every Day the Same Dream, o qual consiste em uma história de um homem que se repete diariamente. Entretanto, alguns detalhes da vida fazem diferença para a sua rotina. Um senhora no elevador diz sempre que depois de ele seguir 5 passos, a vida dele mudará. Tudo está na escala de cinza para destacar a rotina.


  Mas porque geralmente a rotina ou o desânimo em filmes e desenhos é apresentado em tons de cinza? Porque o cenário se torna cinza quando alguém está desiludido ou deprimido? Bem, vou revelar a minha suposição. A vida é cheia de cores, tonalidades e texturas. Cada objeto tem uma cor única, mesmo aqueles produzidos em escala pelas indústrias, nunca as cores são exatamente iguais, exatamente no mesmo comprimento de onda. 
   Na rotina, naquela situação repetitiva, não faz diferença qual a cor do ônibus, do metrô. Pode ser azul, verde, amarelo. Tanto faz! Numa vida repetitiva, monótona, a pessoa não se importa com nada além de seu trabalho ou seus problemas. Assim, não se importará com a cor do céu ao entardecer, ou com as cores das flores de um belo jardim ou com o belo sorriso de alguém. 


   Bem, se não faz diferença qual cor é, então, se tudo for cinza, continuaria a mesma coisa. Afinal, não importa se o mundo é bonito. Isso é o que acontece ao vivermos uma rotina. Nem percebemos as cores da vida, as expressões de alegria ou tristeza das pessoas que vivem ao nosso redor. Às vezes, devido a uma decepção amorosa ou a uma demissão, esquecemos de prestar atenção àqueles que se preocupam conosco, nos concentrando apenas no problema. Tudo fica cinza.
   Assim, vejo que um cenário em tom de cinza é excelente para destacar que a vida é uma rotina ou uma imensa tristeza. Nesse jogo, o personagem realiza sempre os mesmos eventos. O final é bem estranho, um tanto difícil de se compreender. Mas o que o autor quis destacar, certamente é que viver uma rotina, sem cores e sentimentos, não é viver.



Alexandre Valério Ferreira


Comentários

Veja também