Ilusão de Óptica

Ilusão de óptica. Fonte da foto: http://ainstem.files.wordpress.com/2010/08/ilusao.jpg?w=510
  
   Já ouviu falar de ILUSÃO DE ÓPTICA? Acredito que sim. Afinal, é comum estudarmos isso na disciplina de ciência ou física, além de serem comumente postada em e-mails e redes sociais. Geralmente, envolvem desenhos que confundem nossa visão, fazendo que pensemos que algo é em outro formato ou que a imagem está em movimento.
  O nosso cérebro não apenas captura a imagem recebida dos olhos, mas a interpreta, gerando a impressão visual (aquilo que imaginamos estar enxergando). Esse processo é complexo e por isso, algumas vezes acaba nos confundindo. Não é um defeito, mas sim o resultado de um processo neural. Este é caso da ilusão de óptica. Não existe uma explicação concisa sobre como ela ocorre, pois, afinal, ainda pouco se sabe sobre o funcionamento do cérebro humano. É muito mais complicado do que se imagina.
  Na figura acima, podemos ver um exemplo de ilusão de óptica. A impressão que temos é que as linhas estão tortas. Na verdade, são todas retas e estão em paralelo ou perpendiculares umas as outras. (pode usar uma régua para comprovar!) Na figura abaixo, temos um T. Qual dos retângulos você acha que é o maior, aquele que "está deitado" ou o retângulo "em pé"? Se você medir os comprimentos, verá que eles tem a mesma dimensão, são idênticos! Só que devido a ilusão de óptica, imaginamos que o de cima seja maior do que o outro.
O T parece que tem um retângulo maior que outro.
  Bem, o ponto que quero chegar é que a nossa visão sem querer nos confunde. É um processo natural, não é um defeito. Mas, no aspecto social, parece que temos algumas "ilusões de ópticas". Como assim? Enxergamos as coisas de forma diferente da realidade. Sério? Sim! E isso é bem comum. Não estou falando de esquizofrenia, que é uma doença mental. Na verdade, estou falando de conceitos e estereótipos. 
  Um filme não tão recente destacou isso no que se refere a aparência física. Um cara só buscava mulheres muito bonitas fisicamente. Ai, um estudioso fez com que ele ficasse hipnotizado e visualizasse as mulheres não pela aparência exterior, mas pela interior, sua personalidade. Ai, muitas coisas se inverteram. Depois que ele voltou ao normal, ele acabou se casando com uma mulher que antes ele achava feia. Mas, sua forma de ver ela mudou.
Assim, devido a muitos programas de TV, internet, revistas e etc, são criados estereótipos. Exemplo: no passado todos viam negros como animais e sujos. A visão era evidentemente deturpada. De fato, a gente pode ver um problema ou defeito onde não há. Isso pode dificultar nossa vida. Por isso, não podemos ser passivos a tudo que nos é transmitido na mídIa, elas costumam criar um "padrão", que está de acordo com seus interesses econômicos e políticos.


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também