Montanha Russa

Montanha russa. Fonte da foto: http://blogdape.files.wordpress.com/2011/11/roller_coaster.jpg
  Dentre os brinquedos mais conhecidos, a montanha russa está presente em quase todo parque de diversões. A ideia foi desenvolvida na Rússia, onde eram feitas pistas no gelo, no qual se deslizavam com o trenó. Foram então desenvolvidos as primeiras montanhas russas no começo do século XIX, chegando ao que vemos hoje.
  O funcionamento das montanhas russas é simples: um conjunto de armações e correntes puxam o carro, que está bem fixado ao trilho, até um ponto alto. Então, a energia potencial gravitacional é convertida em energia cinética, ou seja, movimento, e os carros descem em alta velocidade. Engraçado que essa descida serve como impulso para outra subida. E, assim, os vagões seguem todo o percurso até o final.
  Assim, como é possível notar, a queda é apenas uma etapa para a próxima subida. Isso é engraçado. Seria interessante se a vida fosse assim também. Afinal, são muitas as vezes que enfrentamos quedas e dificuldades. Algumas muito difíceis de superar. Mas, ao invés de tornar um problema ou desafio como uma derrota, deveríamos utilizá-los como aprendizado. Dessa forma, a queda pode se tornar um impulso para uma subida, uma vitória. Pode ser a alavanca que nos dá força e lições para lidar com situações futuras.


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também