Deserto de Concreto

Águas Claras, Distrito Federal. Foto: Autor.
  O concreto é um material de cor cinza. Ele possui elevada resistência e impermeabilidade, ou seja, torna difícil a infiltração de água. Nas grandes cidades, ele tem tomado o lugar do verde. Prédios, calçadas, ruas, praticamente tudo, está ficando cinza. Árvores e bosques são extintos por serem considerados "empecilhos"(devido às raízes ou espaço ocupado) ou para se construir mais e mais condomínios (mais e mais gente numa pequena região, sem cores e inspirações).
  A natureza vem perdendo espaço, tanto nas cidades como no interior. Muitas espécies de animais tem fugido para as cidades. Há um verdadeiro êxodo rural. Entretanto, apenas algumas espécies conseguiram se adaptar a vida urbana. É fácil entender o porquê: dificuldade de encontrar comida e água. Concreto não dá frutos, além de absorver muito calor. Já notou como as cidades estão ficando cada vez mais quentes? Até mesmo Fortaleza, que é uma cidade litorânea, tem apresentado elevadas temperaturas. Antigamente, possuia um clima bem mais agradável.

Jumentos na praça. Foto: Autor.
  Como oásis no meio do deserto, as praças tem sido um contraste verde na imensidão do cinza. Visto que sofrem poucas mudanças (é um local público, propriedade do Estado), podem ser consideradas um ambiente quase estático (só alguns reparos ou reformas são realizados ocasionalmente). Elas não sofre muito com especulação imobiliária ou desmatamento. Assim, as praças urbanas se tornaram um refúgio para diversos animais.

A caminho de uma praça. Foto: Autor.
  É fácil notar que isso é verdade. Encontramos nas praças e bosques de Fortaleza gaviões, animais abandonados (cães, gatos, jumentos e cavalos) e algumas espécies adaptadas a vida urbana, como pardais e pombos. Nas árvores (algumas  delas centenárias), aves podem procriar e a sombra delas servem de refúgio do calor da cidade. A grama (ou mato) é uma fonte de alimento para alguns animais de carga. Em outras praças, há um acúmulo de cães e gatos, que costumam sobreviver a custa de pessoas solidárias que regularmente fornecem alguma alimentação para eles.

Passeio Público, Fortaleza. Foto: Autor.
  Sim, as praças tem sido um oásis, um refúgio urbano, mas não só para os animais, mas para nós também. Dias quentes e estressantes tornam a vida de qualquer um insuportável. Todos nós precisamos de contato com a natureza. As árvores trazem tranquilidade e tornam qualquer ambiente mais vivo e bonito. Não é de se estranhar, portanto, que o verde seja símbolo da esperança.

Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também