Olhar para o chão

Meus pés. Fonte: Autor.
  Era uma vez um cara. Ele apenas olhava para o chão. Sempre foi assim, desde pequeno. Parecia que estava deprimido, sei lá. Era incrível como nunca acabara batendo em algum poste ou em alguém. Será que tinha olhos no couro cabeludo? Só sei que andava sempre assim. Na verdade, não só andava, como também falava assim.
  Sim, ao conversar com ele, parecia sempre arredio. Seria timidez? Medo? Indiferença? Vergonha por ter um passado ruim? Vergonha do presente (ou do futuro)? Não dava para saber. Só se sabia que era assim. Sempre olhando para baixo. Seria para o chão? Seria para os pés? Estaria ele a procura de algo? Dinheiro? Ouro? Do que seria?
  É realmente estranho alguém ficar olhando para o chão, mesmo ao estar andando. Bem, isso não é verdade. Se observar bem, muitas pessoas agem assim. Evitam aquele olhar para o horizonte. Porque será? Seria falta de esperança? E, quando passamos por elas, desviam o olhar, geralmente inclinando a vista para o chão (ou o celular). Será que sou tão feio assim? (não respondam...) Será que é melhor fugir das pessoas olhando para o chão do que arriscar olhar a forma como os outros lhe observam?
  Ai, ai! São tantas dúvidas, são tantas razões e tantas incertezas. Seria problema de coluna? (Nota: problemas de coluna costumam causar isso também, então, cuidado com a postura e faça natação!) Vai saber!? Só sei que nada sei. E o pouco que sei é que isso não é legal. Ter medo de olhar para outro ser humano, a mesma raça! Talvez seja resultado de um mundo individualista, onde todos vivem em suas conchas mentais, com medo de se expressar e agir com coragem!


Alexandre Valério Ferreira



Comentários

  1. Gostei muito do texto, porque me identifiquei. Coisas como andar olhando pro chão. Principalmente por distração e timidez. Ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaram? Aproveite e comente o que achou do texto. Compartilhe sua opinião.

Veja também